Combate à dengue: Saúde segue com aplicação de BRI em pontos estratégicos

A ação é planejada e focada em locais considerados estratégicos para a proteção da população e redução da circulação do Aedes aegypti
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, segue executando a aplicação do BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar), em pontos específicos do município. A iniciativa é uma importante medida de combate ao mosquito da dengue e vem sendo desenvolvida desde outubro de 2025. A ação é planejada e focada em locais considerados estratégicos para a proteção da população e a redução da circulação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Desde as primeiras aplicações, foram priorizadas todas as escolas municipais, estaduais e particulares, bem como os CMEIs municipais e Unidades de Saúde. A estratégia contempla, ainda, locais públicos de grande circulação de pessoas, como o Terminal Urbano, Terminal Rodoviário, praças, museus, Arena Jaraguá, entre outros, ampliando o alcance das ações preventivas e reduzindo o risco de transmissão em ambientes com grande fluxo diário.
O BRI é uma técnica de controle químico que consiste na aplicação direcionada de inseticida de efeito residual em superfícies internas e externas específicas, onde o mosquito costuma pousar e permanecer. Diferente da nebulização espacial, o BRI permanece ativo por um período prolongado, oferecendo proteção contínua e contribuindo para a redução da população do vetor nos locais tratados
O município tem, atualmente, 315 casos notificados de dengue, mas apenas quatro confirmações da doença. Suspeitos são 54. Quanto ao número de focos do Aedes Aegypti, até agora, são 258.