Investir na melhoria da infraestrutura turística é uma estratégia fundamental para promover o desenvolvimento econômico sustentável e gerar emprego e renda. No caso do bairro Rio da Luz, única paisagem rural do Brasil tombada pelo IPHAN e já reconhecido por seus atrativos turísticos e atividades no meio rural, a pavimentação das ruas Osvaldo Ehlert, no bairro Rio da Luz e a Estrada Municipal JGS-489 Érico Oto Hornburg – representa um avanço significativo para consolidar e fortalecer esse potencial.
A obra amplia a acessibilidade, beneficiando diretamente moradores e visitantes, além de qualificar a experiência turística na região. A pavimentação cria uma rota turística estratégica, com potencial de integração à Rota Enxaimel de Pomerode — um dos destinos mais visitados de Santa Catarina.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Thiago Sarmanho, essa conexão fortalece o turismo regional, ampliando o fluxo e a permanência dos visitantes, aumentando o consumo nos empreendimentos locais. “Esta importante obra irá conectar o Vale Tombado à Rota Enxaimel, local com um fluxo turístico consolidado e qualificado, fortalecendo o posicionamento do Rio da Luz como um novo destino turístico de Santa Catarina. Além do incremento de fluxo, nossas operações como restaurantes, cafés coloniais, agroindústrias familiares, hospedagens rurais e produtores locais passam a ter melhores condições de acesso, logística e visibilidade, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda.”
Ao reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura demonstra que investir em infraestrutura turística é investir em oportunidades. Criando bases sólidas para o crescimento econômico, valorizar o patrimônio cultural, fortalecer a identidade local e transformar o turismo em fonte permanente de desenvolvimento para toda a região.