“Tecendo Redes” reúne profissionais de Assistência Social, Educação e Saúde

Objetivo do encontro foi fortalece vínculos e articulações entre esses setores para garantia dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência
Na última terça-feira (23), na sede da Apae do bairro Tifa Martins, o Grupo Gestor do BPC na Escola promoveu o evento “Tecendo Redes”, reunindo profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação para dialogar sobre a importância da articulação intersetorial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O BPC é um direito assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade.
No âmbito do programa BPC na Escola, o objetivo é promover a inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência beneficiários do BPC, por meio da identificação de barreiras que dificultam o acesso e a permanência na escola, e da articulação de políticas públicas nos territórios.
O encontro proporcionou momentos de reflexões e fortalecimento de estratégias conjuntas entre educação, assistência social, saúde e demais políticas públicas. A proposta foi justamente “tecer redes” de cuidado, atenção e acompanhamento, promovendo um olhar integrado para os desafios e potencialidades dos beneficiários.