Talentos do Programa Bolsa Cultural se destacam no 8º Planalto Norte Festival de Dança

Representando Jaraguá do Sul, duas coreografias de Danças Urbanas foram apresentadas pelas companhias Júnior e Infantil

O talento dos alunos do Programa Bolsa Cultural, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, ganhou destaque no 8º Planalto Norte Festival, considerado o maior evento de dança do Planalto Norte catarinense. Realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Ginásio Melquíades Pereira da Cruz, em Canoinhas (SC), o festival reuniu 34 grupos de 30 cidades de Santa Catarina e do Paraná, somando mais de mil bailarinos em dois dias de competições intensas.
Representando Jaraguá do Sul, duas coreografias de Danças Urbanas foram apresentadas pelas companhias Júnior e Infantil, ambas orientadas pelos coreógrafos Oséas Lourenço da Silva, Chaiane Bruna e Luiz Ramos.
Cia Júnior
A Cia Júnior de Danças Urbanas conquistou o 3º lugar na categoria Danças Urbanas / Grupo Misto – Júnior, com a coreografia “Vozes em Movimento”. O elenco foi formado por Ana Beatriz Germano, Heloisa Back Ferreira Terres, Isadora Pereira da Silva Bruns, Luana Nascimento, Maria Helena Martins, Maysa da Rosa de Oliveira, Pietra Gabrielly Ciconeti, Rafaely Lorrane dos Santos Barbosa e Maria Alice dos Anjos Maia. A apresentação destacou a força da juventude como protagonista, transformando gestos em narrativas de resistência e sonhos. Musicalidade, presença cênica, sincronia e expressividade individual marcaram a proposta artística, reforçando elementos essenciais no processo formativo das danças urbanas.
Cia Infantil
No domingo (23), foi a vez da Cia Infantil subir ao palco com a coreografia “CLICK”, garantindo o 2º lugar na categoria Infantil 2. Interpretada por 17 crianças, a obra explorou a ideia de registrar momentos como fotografias em movimento, utilizando poses marcadas, dinamismo e transições rápidas que dialogam com o universo da infância conectada. Além da performance artística, a participação no festival proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, fundamental para o desenvolvimento de criatividade, disciplina, expressão e trabalho em equipe.
Arte que transforma
A presença das duas companhias no evento reforça o impacto positivo do Programa Bolsa Cultural, que oferece formação em arte, esporte e lazer, promovendo cidadania, autoestima e ampliando oportunidades para crianças e jovens. “O fim de semana em Canoinhas foi marcado por evolução técnica, emoção e conquistas, evidenciando que o incentivo à cultura segue transformando vidas e ampliando horizontes por meio da dança”, destacou o coreógrafo Oséas Lourenço da Silva.