Servidores da Saúde participam de congresso sobre saúde mental

Foram apresentados trabalhos científicos, com relatos das experiências realizadas no Capsi, Caps AD e Caps II
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram no mês de outubro do 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental & XV Encontro Catarinense de Saúde Mental, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O congresso proporcionou o compartilhamento de conhecimento, experiências e de novas práticas em saúde mental coletiva por meio de diversas oficinas, minicursos, palestras, debates e atividades artístico-culturais que potencialmente podem ser inseridas na realidade dos serviços.
Os servidores municipais apresentaram trabalhos científicos ao público interessado, com relatos das experiências realizadas no Capsi, Caps AD e Caps II.
- Grupo de mercado de trabalho como possibilidade de inserção social de adolescentes em um Caps Infantojuvenil. Apresentado pelas psicólogas Ana Raquel Rodrigues Klippel e Michelle Carvalho.
- A dança como ferramenta terapêutica no tratamento de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSad): um relato de experiência. Apresentado pela psicóloga Jéssica Borges Caikoski.
- Oficina teatral como recurso terapêutico em um centro de atenção psicossocial II: um relato de experiência. Apresentado pelo psicólogo Lucas Fagundes Martins. A oficina terapêutica de teatro permaneceu em exposição durante o evento em estande específico ao CAPS II, possibilitando aos participantes do congresso o acesso à intervenção realizada.
Mariana Franco Fuckner, gerente de Saúde Mental, diz que o congresso é “um momento importante para a troca de experiências profissionais exitosas no campo da saúde mental, com ações voltadas para o acesso e defesa integral do SUS. Ainda, foi um momento marcado pela necessidade constante da ampliação do acesso às Políticas Públicas, sendo os CAPS um ponto de referência à dignidade humana e a materialização da cidadania na reabilitação psicossocial dos nossos usuários.”