Acesso a Informação
|Protocolo
|Ouvidoria
|Versão Antiga
Prefeitura Logo
    Acessar
    Serviços
    Notícias
    Ouvidoria
Prefeitura Logo

Acessibilidade

Prefeitura de Jaraguá do Sul Logo

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
  1. Página Inicial

  2. Noticias
  3. Samae orienta sobre os riscos do descarte de residuos na rede de esgoto
Geral

Samae orienta sobre os riscos do descarte de resíduos na rede de esgoto

16 de julho de 2025
00:00
Samae orienta sobre os riscos do descarte de resíduos na rede de esgoto
Compartilhar:

Resíduos como tecidos, roupas e cabelos são encontrados com frequência nas bombas das estações elevatórias de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul reforça à população a importância de não descartar resíduos na rede coletora de esgoto sanitário. As equipes da autarquia têm encontrado com frequência tecidos, pedaços de roupas, cabelos, além de absorventes, fraldas, cotonetes, lâminas de barbear e plásticos nas bombas das estações elevatórias de esgoto.  
Esses resíduos acabam travando as bombas, provocando falhas mecânicas, obstruindo a rede e podendo até queimar os equipamentos. Além disso, geram sobrecarga elétrica no sistema, o que pode vir a ocasionar o extravasamento de esgoto, aumentando os custos de manutenção. 

De acordo com o coordenador de Redes e Ramais de Esgoto da autarquia, Dirceu Luft, “todos esses resíduos acabam se juntando e causando danos nas tubulações. As estações elevatórias são estruturas que têm a função de bombear o esgoto de áreas mais baixas para pontos mais altos, garantindo que o material seja transportado corretamente até as estações de tratamento, por isso, não podem ser obstruídas”.

Luft explica ainda que “a rede de esgoto é projetada apenas para receber os resíduos que saem da pia da cozinha, de tanques ou máquinas de lavar roupa, do ralo do chuveiro e da descarga do banheiro. Objetos e materiais sólidos não devem ser descartados nesses locais. Mesmo com o trabalho constante das equipes do Samae, que realizam a manutenção, limpeza e até raspagem desses resíduos diariamente, reforçamos que a conscientização da população é fundamental. Atitudes simples, como não jogar lixo no vaso sanitário, fazem toda diferença para garantirmos o bom funcionamento da rede e a preservação do meio ambiente”.

O Samae orienta ainda que tecidos e roupas em bom estado podem ser doados a entidades ou ONGs, contribuindo para ajudar muitas famílias. Já tecidos e roupas em pequenas quantidades, gerados em residências e que não tenham mais condições de uso, devem ser descartados no lixo doméstico. Tecidos gerados por empresas, indústrias, comércios e facções são considerados resíduos industriais e devem ser destinados de forma adequada pelo gerador, por meio da contratação de serviço especializado. É fundamental que a população adote práticas adequadas de descarte, evitando descartar tecidos e outros tipos de materiais no vaso sanitário, pias ou ralos.

 

Últimas Notícias

Campeonato Varzeano fecha fase de grupos neste sábado

29 de ago. de 2025

Conselho Municipal de Saneamento realizou reunião nesta sexta-feira

29 de ago. de 2025

AJAB/Secel vence e segue invicto no Estadual de Basquete Adulto Masculino

29 de ago. de 2025

Número de multas no estacionamento rotativo reduz 98%

29 de ago. de 2025

Seis Unidades de Saúde mudaram número de telefone

29 de ago. de 2025

Categorias

Administração
Agricultura
Campanha
Capacitação
Combustíveis
Comunicado
Concurso
Conselhos
Cultura
Defesa Civil
Dengue
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Esportes
Eventos
Fazenda
Gabinete
Geral
Habitação
Inauguração
Infraestrutura
Institucional
Issem
Jourdan
Lazer
Meio Ambiente
Obras
Parceria
Patrimônio
Planejamento
Plano Diretor
Política
Procon
Reconstrução
Samae
Saneamento
Saúde
Schutzenfest
Segurança
Social
Trânsito
Transparência
Tributos
Turismo
Urbanismo