Samae apresenta projeto para implantação de redes de esgoto

A iniciativa contempla 48 km de rede coletora e 22 estações elevatórias de esgoto em três bairros
Na quinta-feira (4), o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Augusto (Samae) da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell, e as assessoras Ana Carolina Bornemann Silveira Figur e Morgana Decker apresentaram o Projeto Executivo da Rede Coletora de Esgoto para os bairros Centenário, Vieira e João Pessoa ao prefeito Jair Franzner, ao vice-prefeito João Pereira e ao secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos.
O projeto foi entregue no mês de agosto e elaborado pelo Consórcio Consultor Samae, formado pelas empresas Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. (Prosul) e Eco Litoral Projetos Ltda., contratado por meio do processo licitatório de Tomada de Preço n° 061/2023.
A assessora de Apoio Técnico da autarquia, Morgana Decker, explicou que “o trabalho foi desenvolvido ao longo de 18 meses e o valor do contrato para a elaboração do projeto foi de R$ 849.576,08. O projeto contempla 48 km de rede coletora de esgoto e 22 unidades de estações elevatórias de esgoto. Ao final da concepção, as redes coletoras destinarão o esgoto da região para a nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário, atualmente em construção, com previsão de conclusão das obras e início da operação em 2027”.
A iniciativa atenderá cerca de 19 mil moradores dos três bairros, ampliando em 3,29% o índice de cobertura com coleta e tratamento de esgoto no município na área urbana. Além de contribuir para a melhoria das condições de saúde pública, o projeto trará impactos ambientais positivos, promovendo a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente de Jaraguá do Sul.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “os próximos passos consistem em viabilizar recursos financeiros para a licitação da obra de execução. O valor total para implantação será de R$ 63 milhões, e a obra terá um prazo de duração de três anos”.
O prefeito Jair Franzner destacou que “este é um projeto estratégico para o município, pois abrange uma área que ainda não conta com rede coletora de esgoto. A sua implantação vai transformar a realidade de milhares de moradores, proporcionando mais qualidade de vida e sustentabilidade para Jaraguá do Sul”.