Acesso a Informação
|Defesa Civil
|Ouvidoria
|Protocolo
|Sei!
Prefeitura Logo
    Serviços
    Notícias
    Ouvidoria
Prefeitura Logo

Acessibilidade

Prefeitura de Jaraguá do Sul Logo

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
  1. Página Inicial

  2. Noticias
  3. Resgate de fauna registra 603 ocorrencias em 2025
Meio Ambiente

Resgate de fauna registra 603 ocorrências em 2025

19 de janeiro de 2026
13:39
Resgate de fauna registra 603 ocorrências em 2025
Compartilhar:

Número de animais silvestres recolhidos em áreas urbanas foi 2,55 % maior do que o registrado em 2024

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) fechou nesta segunda-feira (19) o balanço anual de ocorrências atendidas pelo Programa Resgate de Fauna. Em 2025, foram recolhidos das áreas residenciais do Município 603 animais silvestres entre pássaros, répteis, mamíferos, entre outros, que compõem o bioma da Mata Atlântica. Este número é 2,55% maior ao registrado em 2024.

Segundo o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, Então, os números de 2024 e 2025 são são bem parecidos. “A gente teve, principalmente no final do ano, que é a época de reprodução das aves, a gente teve inúmeros resgates de filhotes delas. Outro fator que muitas vezes o pessoal até trazia até nós, filhotes de gambás também aparecem bastante. Pode-se dizer que de uma forma geral, gambás, lagartos, serpentes e aves em geral, lideram esta estatística”, observou,

Para o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, existem fatores que podem ter causado para redução dos resgates. “Esses números variam conforme principalmente a variação climática. Se chove bastante, se dá muito frio, a gente não tem tantos resgates, mas se há sol, principalmente na época de primavera e verão, aparecem muitos resgates. Podemos dizer esses números estão equilibrados, digamos assim”, comentou o biólogo da Fujama.

“Outro fator também é o trabalho de educação ambiental que fazemos há anos na rede social. Isso faz com que as pessoas conheçam mais os animais e saibam que a maioria deles é inofensivo. Isso faz com que elas mesmas retirem os animais do domicílio até mesmo espantando-os até a natureza”, completou.

Cuidados – Christian Raboch afirmou que pelo fato 40% do território de Jaraguá do Sul ser composto por Mata Atlântica é normal que espécies nativas acabem perto ou dentro de áreas residenciais. “Lembrando que a pessoa tem que solicitar o resgate somente se o animal estiver em perigo iminente pra ele ou pra pessoa. Se tiver um gambá em cima de uma árvore ou se tiver um lagarto e um terreno baldio ou algo assim não precisa solicitar resgate. Eles estão no ambiente deles.

Agora se o animal está encurralado, não consegue sair, ou está ferido aí sim, a pessoa deve solicitar o resgate (ver serviço abaixo). Na dúvida, não saia pegando o bicho, principalmente serpentes. Manda uma mensagem para nós da Fujama com uma foto do animal. Assim a gente certificar, por exemplo se é uma dormideira, espécie inofensiva, ou uma jararaca, cobra peçonhenta, para a gente passar certinho as recomendações até a chegada da equipe no local da ocorrência”, orienta Christian Raboch.

Entre os espécimes resgatados no Município os mais comuns são gambás e serpentes. “Os gambás praticamente a gente resgata o ano todo já répteis como lagartos e cobras geralmente na época da primavera e do verão”, observou o biólogo.

No entanto, este trabalho também registrou em 2025, o resgate de espécies raras como uma coruja Caburé-acanelado (Aegolius harrisii) – já devolvida à natureza – e um filhote de gato-do-mato melânico, encaminhado a um centro de reabilitação.

SERVIÇO

De segunda a sexta-feira o resgate de animais silvestres pode ser solicitado à Fujama no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 pelo telefone (47) 3409-0290. Já no período da noite, finais de semana e feriados este serviço pode ser solicitado por meio de telefone de emergência 193 dos Bombeiros Voluntários.

Galeria de Fotos

  • Anterior
  • 1
  • Próximo

Últimas Notícias

FEMUSC apresenta, pela primeira vez, uma ópera brasileira como destaque central da programação

FEMUSC apresenta, pela primeira vez, uma ópera brasileira como destaque central da programação

23 de jan. de 2026
Atleta do basquete jaraguaense acerta com o gigante Sesi Araraquara

Atleta do basquete jaraguaense acerta com o gigante Sesi Araraquara

22 de jan. de 2026
Saúde atualiza calendário de vacinação em Jaraguá do Sul

Saúde atualiza calendário de vacinação em Jaraguá do Sul

22 de jan. de 2026
Mutirões para retirada de cabos serão retomados em Jaraguá do Sul

Mutirões para retirada de cabos serão retomados em Jaraguá do Sul

22 de jan. de 2026
Nova rotatória será implantada neste sábado no Jaraguá 99

Nova rotatória será implantada neste sábado no Jaraguá 99

22 de jan. de 2026

Categorias

Urbanismo
Turismo
Tributos
Transparência
Trânsito
Social
Segurança
Schutzenfest
Saúde
Saneamento
Samae
Reconstrução
Procon
Política
Plano Diretor
Planejamento
Patrimônio
Parceria
Obras
Mobilidade
Meio Ambiente
Lazer
Jourdan
Jaraguá 150 Anos
Issem
Institucional
Infraestrutura
Inauguração
Habitação
Geral
Gabinete
Fazenda
Eventos
Esportes
Educação
Economia
Desenvolvimento Econômico
Dengue
Defesa Civil
Cultura
Conselhos
Concurso
Comunicado
Combustíveis
Capacitação
Campanha
Agricultura
Administração