Prosseguem as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto no Centenário

Estão sendo realizadas as concretagens dos reatores e decantadores. A nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira, uma das mais antigas do município
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, prossegue com as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário. A estrutura está sendo construída em um terreno com área de 44.135,40 m² e terá uma área construída de aproximadamente 30.000 m², localizada na Rua Germano Wagner, no bairro Centenário.
O diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, explica que “as etapas iniciais da obra, de terraplanagem e estaqueamento do terreno, já foram finalizadas. Agora, a obra avança na construção dos reatores e decantadores, que estão sendo concretados, além da escavação das unidades do pré-tratamento, biodigestor e adensador de lodo, assim como a instalação das estruturas pré-moldadas dos prédios que compõem a ETE.
Ao final da obra serão utilizadas 11.760 toneladas de concreto e 452 toneladas de aço, sendo que, até o momento, já foram utilizados um total de 1.200 metros cúbicos de concreto (aproximadamente 150 caminhões), 220 toneladas de aço e 10 km de estacas metálicas já implantadas”.
A nova estação irá substituir a ETE Ilha da Figueira, uma das mais antigas do município, que atualmente opera em sua capacidade máxima e que, posteriormente, será desativada. Com a construção da ETE Centenário, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município, contemplando, além dos bairros já atendidos pela ETE Ilha da Figueira, também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário.
O processo de tratamento de esgoto na nova estação será mais avançado e moderno, garantindo uma eficiência de 95% de remoção de matéria orgânica, um tratamento muito superior em relação à estação atual. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Onésimo Sell, “na primeira etapa de operação, a estação poderá atender 70 mil pessoas, tratando mais de 390 milhões de litros de esgoto por mês. Já na segunda etapa, terá uma capacidade total para atendimento de 130 mil habitantes, e mais de 720 milhões de litros de esgoto serão tratados mensalmente”.
As obras estão sendo executadas pela Construtora Monte Negro Ltda., vencedora do processo licitatório, e a previsão de conclusão é para 2027. Com essas obras, Jaraguá do Sul avança ainda mais na área de saneamento, o que permitirá aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, que atualmente é de 91,49% na área urbana.