Projeto Saúde Redes é apresentado em reunião de gestores

Projeto representa um importante avanço na qualificação da atenção em saúde mental na região
Gestores da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram nessa quarta-feira (22), para a apresentação do Projeto Saúde Redes de Interferência em Saúde Mental no Vale do Itapocu. O projeto, em andamento desde março deste ano, encontra-se atualmente na fase de execução do plano de ação elaborado pelos profissionais de saúde da região. Esse plano foi construído a partir da análise de dados, pesquisas e diagnósticos situacionais realizados nos municípios que compõem o Vale do Itapocu.
Durante o encontro, a enfermeira Denise Thum, uma das ativadoras do projeto, apresentou os principais objetivos da iniciativa, o papel dos gestores na linha de cuidado e as estratégias propostas — entre elas, o fortalecimento da participação social, a criação de conselhos locais de saúde, o mapeamento ativo de usuários entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além da construção e revisão de fluxos de atendimento, entre outros temas.
Segundo o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, o projeto representa um importante avanço na qualificação da atenção em saúde mental na região. “Estamos fortalecendo a integração entre os serviços e ampliando o cuidado aos usuários, com foco na rede de atenção e na corresponsabilidade entre os municípios”, destacou.
Estiveram presentes gestores da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Gerência Regional de Saúde, Hospital São José e do Hospital e Maternidade Jaraguá.
O Projeto Saúde Redes segue com as atividades previstas em cronograma específico, com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no atendimento aos usuários e na qualificação dos processos de trabalho, tanto no âmbito municipal quanto regional — contribuindo para o fortalecimento da atenção em saúde mental no Vale do Itapocu.