Reforma Tributária: Prefeitura conclui migração da NFe

Integradores de software, escritórios de contabilidade e empresas precisam se adaptar
Como parte da estratégia definida no Plano Diretor de Tecnologia da Informação, a Prefeitura de Jaraguá do Sul concluirá em setembro a migração do sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) para uma plataforma em nuvem, integrada ao ambiente do Sistema de Gestão Pública. Essa atualização amplia o ciclo da transformação digital do município, que vem promovendo desde 2017 uma reestruturação completa da infraestrutura de TI, com foco na eficiência operacional, interoperabilidade entre sistemas, segurança da informação e escalabilidade.
“Essa não é apenas uma mudança de sistema, mas um passo estratégico dentro da visão de cidade inteligente, interoperável e preparada para os desafios fiscais do futuro”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação e Inovação Pública, Marcio Manoel da Silveira. A nova infraestrutura tecnológica também representa o início da preparação de Jaraguá do Sul para os impactos da Reforma Tributária, cujas mudanças sobre os tributos municipais entrarão em vigor em janeiro de 2026. A migração antecipada é um passo essencial para garantir conformidade, agilidade e governança.
“A migração do sistema de Notas Fiscais de Serviço para a plataforma em nuvem representa um avanço fundamental na modernização da gestão tributária em Jaraguá do Sul. Este projeto, alinhado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação, visa garantir mais eficiência, segurança e transparência nos processos fiscais do município”, reforça o diretor.
Com a nova tecnologia, estaremos preparados para os desafios que a reforma tributária trará a partir de 2026, assegurando que o município mantenha a conformidade legal e a agilidade necessária no atendimento ao contribuinte. A atualização permitirá a integração em tempo real dos dados, facilitando a análise e o controle fiscal, além de promover maior interoperabilidade entre os sistemas administrativos.
Estamos comprometidos em apoiar nossos parceiros — empresas de software, contadores e servidores públicos — para que essa transição ocorra de maneira tranquila e eficiente. Investir em inovação é investir no futuro da nossa cidade, buscando um ambiente mais competitivo e justo para todos, explica o secretário da Fazenda, Tiago Coelho.
ATENÇÃO: Empresas de software devem se adequar antes da Migração
A nova plataforma da NFSe entrará em operação na semana do dia 22 de setembro. Empresas de software e escritórios de contabilidade que utilizam integração via Web Service com a Prefeitura devem:
– Atualizar as URLs de integração com o novo ambiente;
– Confirmar se receberam o e-mail técnico com instruções;
– Os integradores devem se inscrever para treinamento e tira dúvidas pelo endereço:
O evento para integradores acontecerá dia 28 de agosto, de forma on-line. Para participar basta fazer inscrição no formulário do evento: Clique aqui.
Público-alvo: Empresas de software, desenvolvedores e integradores de sistemas utilizados por contribuintes do município.
Manual técnico completo: https://iss.ajuda.betha.cloud/e-nota-cloud/ajuda/outros-conteudos/web-service/ (Acesso mediante login no sistema Betha).
Os escritórios de contabilidade terão treinamento específico no dia 17 de setembro e o evento acontecerá em parceria com o Sindicont no auditório do NovaleHub às 13h. Para fazer a inscrição, entrar em contato com o Sindicont (47) 3371-8920.
Já os funcionários da secretaria da fazenda terão um treinamento sobre a nova plataforma no dia 27 de agosto e terão nos dias 17 e 19 de setembro a presença da empresa que desenvolveu a plataforma para tirar dúvidas e ajustes finais.
Cronograma
Treinamento para os servidores da Secretaria Municipal da Fazenda: 27 de agosto;
Treinamento com as empresas desenvolvedoras de Software: 28 de agosto;
Treinamento com os Contadores via Sindicont: 17 de setembro;
Migração e tira-dúvidas com para Secretaria da Fazenda: 17 a 19 de setembro
Nova plataforma: dia 22 de setembro