Policlínica tem novo centro audiovisual de ginecologia

O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Sistema Ensino, Saúde, comunidade e a Faculdade Estácio-IDOMED
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), informa que o Centro de Atenção à Mulher (CAM) localizado no piso superior da Policlínica Dr. João Biron (Rua Amazonas, nº 40, Centro), agora conta com uma sala de Centro Audiovisual de Ginecologia, anexa ao consultório onde são realizados exames de colposcopia pelos ginecologistas da unidade.
O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Sistema Ensino, Saúde e Comunidade e a Faculdade Estácio/IDOMED. A iniciativa representa uma inovação na área da saúde e educação, com o objetivo de aprimorar o ensino da ginecologia para os estudantes do curso de Medicina e para os médicos residentes que utilizam o CAM como campo de prática.
Com a nova estrutura, enquanto o ginecologista realiza o atendimento à paciente, alunos e residentes podem acompanhar o exame em tempo real por meio de transmissão de áudio e vídeo. As imagens captadas pelo colposcópio são projetadas em monitores, permitindo que os estudantes visualizem detalhadamente o colo do útero durante a avaliação. Simultaneamente, o profissional de saúde explica cada etapa do exame, esclarecendo dúvidas dos estudantes à medida que surgem.
A implantação do Centro Audiovisual de Ginecologia foi viabilizada com recursos do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) entre o Município e a Estácio-IDOMED. Com isso, o Município reforça o compromisso com a formação médica de qualidade e o fortalecimento da integração entre ensino e serviço, beneficiando tanto a qualificação dos futuros profissionais quanto a qualidade do atendimento às pacientes.