Município é destaque na luta pela igualdade racial

Três delegados de Jaraguá do Sul foram selecionados para compor a delegação que representará o Estado na Conferência Nacional em Brasília, agendada para setembro
No dia 02 de julho, Jaraguá do Sul deu um passo importante na promoção da igualdade racial ao promover sua plenária de atualização. Neste encontro, foram escolhidos seis representantes da sociedade civil – três titulares e seus suplentes – e dois representantes governamentais – um titular e um suplente –, demonstrando um engajamento local significativo.
No dia 09 de julho, em Florianópolis, ocorreu a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Carlyne Mauristhene, José Aparecido Félix, Jonas Camargo dos Santos, Marcelo Silva de Jesus, Maira Pereira, Stela Vivian Martins Dias, Vera Lúcia Freitas, integraram a delegação do Município no evento.
O evento estadual reuniu diversas vozes e perspectivas em prol da igualdade, e foi nesse contexto que três delegados de Jaraguá do Sul foram selecionados para compor a delegação que representará o estado na Conferência Nacional em Brasília, agendada para os dias 15 a 19 de setembro. No total, serão 29 participantes vindos de todo o estado a defenderem as pautas da igualdade racial na capital federal.
Essa jornada, iniciada em nível local, passando pela esfera estadual que culminara na representação nacional, destaca a importância da articulação e da participação cidadã na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os representantes do Município demonstram a rica diversidade de lutas pela igualdade racial em nosso estado. São eles:
– José Aparecido Félix: presidente do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda, sua presença simboliza a força das manifestações religiosas de matriz africana na defesa dos direitos e na promoção da igualdade.
– Marcelo Silva de Jesus: coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSC – Rau, Marcelo traz a perspectiva acadêmica e a importância da educação na desconstrução do racismo e na valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas.
– Carlyne Mauristhene: representante da comunidade haitiana no município, Carlyne personifica a luta de grupos migrantes pela inclusão e pelo reconhecimento de seus direitos, enriquecendo o debate com suas experiências e desafios.
A escolha desses três delegados, que representam vertentes tão distintas – a religiosidade, o conhecimento acadêmico e a vivência migrante –, evidencia a pluralidade de caminhos e estratégias na busca pela promoção da igualdade racial. Suas vozes, unidas em Brasília, certamente trarão uma contribuição valiosa para as discussões e decisões em nível nacional. A participação ativa de Jaraguá do Sul nas Plenárias (municipal, estadual e nacional) é exemplo inspirador de como a comunidade pode se organizar e fazer sua representação ser ouvida em esferas decisórias importantes.
Texto Informativo: Ivana Cavalcanti – secretária-executiva do Compir