Marco para a Educação: inaugurada a nova Escola Guilherme Hanemann

É a maior EMEB da Rede Municipal de Ensino, tanto em tamanho, como em capacidade de atendimento
A Rede Municipal de Educação em Jaraguá do Sul vive um dos seus melhores momentos. As premiações e reconhecimento no cenário nacional evidenciam a evolução em termos de investimentos e qualidade do ensino público. Nesta quinta-feira (19), a inauguração da nova Escola Municipal de Educação Básica, Guilherme Hanemann, no bairro Jaraguá 99, representou mais um marco para a rede.
A unidade é a maior EMEB de Jaraguá do Sul em tamanho e capacidade de atendimento. Com área total de 4.316,78m², o projeto arquitetônico contempla 23 salas de aulas, ginásio de esportes, sanitários, cozinha, refeitório, biblioteca escolar, parque infantil, ambientes para o atendimento administrativo e pedagógico, sala de AEE e SAP e demais dependências, com capacidade para atender cerca de 1.200 alunos de Pré ao 9º Ano.
O Município investiu na estrutura, R$ 17.143.403,72. A Unidade Escolar foi toda equipada com mobiliários e equipamentos novos, recebendo conjuntos escolares, cadeiras, estantes, mesas de refeitório, armários, buffet, eletrodomésticos, computadores, projetores, mesas, estações de trabalho, dentre outros. O projeto é do arquiteto e urbanista Anderson Daniel Klassmann e a construção foi executada pela empresa Cúbica
Construções LTDA.
Na solenidade de inauguração, todos ficaram impressionados com as instalações. O deputado estadual, Vicente Caropreso, reforçou que a escola é uma das melhores de Santa Catarina. Na mesma linha, o deputado federal Fabio Schiochet, lembrou que Jaraguá do Sul vem sendo reconhecida pela qualidade do ensino público, o que demonstra que os investimentos feitos aqui, servem de exemplo para o país.
Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner falou sobre as entregas que vêm ocorrendo na área da Educação, destacando o compromisso da Administração em ofertar o que há de melhor para a comunidade escolar.
Ao todo, 19 unidades da Rede Municipal de Educação foram contempladas até agora com investimentos importantes, na ordem de mais de R$ 100 milhões. E novas obras estão no cronograma, como um novo CMEI na Barra do Rio Cerro e reformas e ampliações em outras escolas. Cada uma dessas obras representa mais do que uma estrutura física, representa qualidade e dignidade para as pessoas. Hoje é um dia histórico, disse.
O evento fez parte do calendário oficial dos 150 anos de Jaraguá do Sul e contou com a presença de várias autoridades políticas. Estiveram presentes, o vice-prefeito João Pereira, o deputado estadual Vicente Caropreso, o deputado federal Fábio Schiochet, vereadores, representantes de entidades, empresários, integrantes do comitê dos 150 anos, da Administração Municipal, imprensa, alunos, professores, familiares de Guilherme Hanemann (in memoriam/Patrono da EMEB) e membros da APP da escola e da comunidade local, entre outros.
A inauguração foi marcada por momentos de muita emoção. Contou com a bênção do padre Carlos Marcos Nicolodelli (Matriz São Sebastião), homenagens, momento cultural com apresentação de cordel, hino da escola cantado por alunos e apresentação da banda da EMEB Alberto Bauer.
HISTÓRICO DA EMEB GUILHERME HANEMANN
A Escola Guilherme Hanemann já soma 35 anos de história. Após a aquisição do terreno, em 1990, o Município, pelo Decreto Municipal n° 2.229/1990, construiu a unidade escolar nesta localidade, sendo entregue à comunidade, no início do ano letivo de 1991. Quanto ao nome da escola, desde sua criação foi chamada de Guilherme Hanemann.
Guilherme Hanemann tornou-se patrono da escola por estar sempre envolvido em atividades comunitárias. Era conhecido como Opa Hanemann. Ele nasceu no dia 19 de outubro de 1924 e veio a óbito em 15 de agosto de 1987. Possuía lavoura de cana-de-açúcar, da qual produzia açúcar mascavo, melado e aguardente e, posteriormente, em 1976, transformou a propriedade agrícola em loteamento urbano.
Considerando-se a premissa da qualidade da educação e a real necessidade desta comunidade em contar com uma unidade escolar mais ampla e com maior oferta de vagas, deu-se início à construção da nova edificação da Escola Guilherme Hanemann em outubro de 2023 e concluída em dezembro de 2025.