Jaraguá do Sul terá Caps III com leitos para internação

Estrutura funcionará na Vila Lenzi. Investimento terá emenda parlamentar do deputado Vicente Caropreso
Na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito Jair Franzner recebeu na sala de reuniões do Gabinete, o deputado estadual Vicente Caropreso. O parlamentar veio confirmar o repasse de cerca de R$ 2,5 milhões, via emenda parlamentar, para a estruturação de mais uma unidade de Atenção Psicossocial em Jaraguá do Sul, o Caps III.
O Centro de Atenção Psicossocial funcionará em um imóvel próprio do Município no bairro Vila Lenzi. A unidade contará com leitos de internação provisória para pacientes em crise que, uma vez tratados, poderão ser encaminhados para os outros Caps da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, serão cinco leitos com essa finalidade e o paciente poderá permanecer internado por até 15 dias.
“Importante salientar que o Caps III dará o suporte necessário para que o paciente possa sair da crise. Não será uma enfermaria psiquiátrica como temos em hospitais. Será mais uma solução para o enfrentamento do problema da saúde mental em nossa região”, explica o secretário Rogério Luiz da Silva.
As obras de reforma, adequação e ampliação do imóvel que abrigará o Caps III terão investimento em torno de R$ 1,8 milhão. A previsão é de que os serviços comecem assim que os recursos estiverem disponíveis, o que deve ocorrer entre fevereiro e março de 2026. A previsão de entrega é de sete meses.
No pavimento térreo a estrutura contará com salas de desintoxicação e de medicação; salas médica, técnica e de acolhimento; recepção; sanitários PcD (pessoa com deficiência); refeitório; copa; oficina; depósito; lavanderia e área externa com quadra de esportes e jardim. Também haverá estacionamento no local. Já, no primeiro andar ficarão os dormitórios; salas de cursos, de atendimento e de espera; banheiros e salas de reuniões e técnica.
“É uma demanda tão esperada por todos que de alguma forma se envolveram nesse projeto. Então, após a chegada dos recursos vamos licitar e fazer o nosso Caps III tão esperado”, afirmou o prefeito.
“Nós esperamos que essa obra ocorra rapidamente, é uma ampliação, uma adequação do imóvel que será transformado no Caps III que será destinado à recuperação e internação de pessoas com casos psiquiátricos graves para desafogar o hospital e melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas com doenças psiquiátricas em Jaraguá do Sul”, enfatizou o deputado Vicente Caropreso.
Na reunião também foi divulgada a criação de uma enfermaria psiquiátrica regional no Município de Massaranduba, com nove leitos, O projeto já foi acordado com a Secretaria de Estado da Saúde. Participaram do encontro no Gabinete, o vice-prefeito João Pereira, os vereadores Jonathan Reinke, delegado Miotto e Charles Salvador, a gerente regional de Saúde, Nina Santim Camello, os secretários Argus Burgardt e Rogério Luiz da Silva, o chefe de gabinete João Berti, o diretor de Relações Comunitárias e Assessoria de Governo, Sidnei Lopes e outras lideranças políticas.
Os detalhes de como será o fluxo de atendimento no Caps III serão divulgados posteriormente.