Jaraguá do Sul e Faculdade de Medicina fortalecem parceria regional

Cooperação com municípios da Amvali valoriza médicos, aproxima estudantes da comunidade e busca consolidar o município como referência em saúde e ensino
O Município de Jaraguá do Sul, por meio do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) – que é vinculado ao Gabinete do Prefeito -, promoveu na manhã desta segunda-feira (29), uma visita técnica à Faculdade Estácio-IDOMED. Participaram do encontro secretários de saúde de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Corupá. O objetivo foi apresentar a estrutura da instituição e discutir a utilização dos campos de prática pelos alunos de medicina, fortalecendo a integração entre ensino e serviços de saúde na região.
A diretora de Decisões Administrativas e Sistema Ensino, Saúde e Comunidade, Ivana Atanásio Dias, destacou a relevância do trabalho conjunto. “O exercício da preceptoria (atendimento a alunos de medicina nas unidades de saúde) pelos municípios vizinhos será fundamental para o fortalecimento dos laços da faculdade de medicina com a região, bem como, em contrapartida, o município ofertará formação continuada aos profissionais de saúde dos municípios parceiros. Somente em 2025, já ofertamos 3.378 horas de formação aos profissionais da saúde de Jaraguá do Sul”, afirmou.
Já o cardiologista Rony Augusto de Oliveira, coordenador do curso de Medicina, ressaltou a importância da proximidade dos alunos com a comunidade. “Acreditamos que, ao se formar conhecendo a realidade local, os profissionais terão interesse em permanecer e atuar na região. Essa vivência desperta o sentimento de pertencimento, de que aquele paciente e aquela comunidade são deles”, explicou.
Também está no planejamento da instituição, fazer mapeamentos nos quais os alunos levantam dados de cada comunidade, identificando quem são e onde estão os pacientes hipertensos, diabéticos, acamados ou pessoas com necessidades especiais. Essas informações vão auxiliar as secretarias de saúde a planejar ações mais eficazes. “Esses levantamentos geram benefício direto à população e fortalecem a relação dos estudantes com os municípios”, destacou.
Para a secretária de Saúde de Guaramirim, Cristiane Haffermann Wille, a visita técnica foi de extrema importância, bem como a proposta de integração. “A região precisa abraçar essa causa, dando mais possibilidades para que os alunos saiam ainda mais qualificados. Cada município tem suas particularidades, e isso deve ser vivenciado na prática”, avaliou.
Além do impacto positivo para os estudantes, o projeto valoriza os profissionais de saúde já atuantes, que poderão atualizar seus conhecimentos por meio de formações promovidas pela faculdade. A aproximação entre academia, rede pública e comunidade é vista como essencial para consolidar Jaraguá do Sul como referência em saúde e ensino médico no Norte de Santa Catarina.