Idosos participam de roda de conversas sobre dores crônicas

O evento foi conduzido por profissionais de Saúde do Município nas dependências do Centro de Convivência na manhã desta segunda-feira (18)
O Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul abriu nesta segunda-feira (18) uma programação voltada à saúde do público da Terceira Idade. O roteiro teve início com a roda de conversa “Falando sobre Dores Crônicas” conduzida pela enfermeira especializada em Medicina Tradicional Chinesa (MTC)/Acupuntura, Elaine Scolaro e pela farmacêutica Tatiane Sant’Anna, ambas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da conversa foi o de abordar e debater aspectos ligados às dores crônicas, seus impactos no cotidiano e formas de enfrentamento seja pelo uso de medicamentos ou de mudança de posturas e rotinas. Num determinado momento do encontro, os participantes também puderam falar sobre suas experiências pessoais e questionar as profissionais sobre o tema. “A interação com o publico através de perguntas e cometários demonstrou engajamento e interesse dos mesmos, fortalecendo o cuidado integral aos usuários do Centro de Convivência”, avaliou Elaine.
Após a conversa foi feita também uma demonstração prática de auriculoterapia aos presentes. Trata-se de uma técnica terapêutica que se baseia na estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular (orelha) para tratar diversas condições de saúde, atuando tanto no âmbito físico quanto emocional e mental.
A coordenadora do Centro de Convivência, Janete Pedrotti, explicou que esta roda de conversa é a primeira d uma programação que consta no projeto Saúde em Convivência, uma parceria conjunta entre as secretarias municipais da Assistência Social e Habitação com Saúde. “É algo que via atender as demandas solicitadas pelos próprios idosos. Sobre dúvidas que eles têm sobre dor, respiração, sobre o movimento do corpo e assim por diante”, destacou Janete. “Projeto que ao longo do ano prevê várias palestra. Para se ter uma ideia, essa sobre dores crônicas disponibilizamos 40 vagas, mas tivemos 102 inscrições, o que demonstra o interesse dos idosos em temas ligados à saúde”, destacou Janete.

Prevenção contra demência
Dentro do projeto Saúde em Convivência está prevista também a palestra “Demência e prevenção: o cuidado começa hoje” que ocorre nesta sexta-feira (22) também no Parque de Eventos. O encontro será conduzido pela servidora e profissional em Educação Física Giovana Atanásio Stein. Segundo a palestrante, um dos maiores estudos sobre prevenção cognitiva, o U.S. Pointer, dos Estados Unidos, a cada três segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo.
“No Brasil, estima-se um aumento de 1.8 milhões para 5.7 milhões de casos em 2050”. Por isso, continua Giovana, a prevenção é o melhor caminho. A palestra será aberta aos idosos e ao público em geral e as inscrições podem ser feitas até quarta-feira (20) pelo número (47) 3302-0480 do próprio Centro de Convivência.