Identificação de produtos falsificados foi tema de treinamento do Procon

Capacitação com especialistas sobre assunto foi promovida em Itajaí e contou com a participação fiscais de Jaraguá do Sul
Fornecer subsídios para a identificação de produtos falsificados que utilizam marca registradas indevidamente, servindo de base para futuras ações de fiscalização. Este foi o objetivo do treinamento, voltado a servidores dos Procons dos municípios catarinenses, ocorrido na última semana no auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) em Itajaí. A iniciativa foi realizada pela Procuradoria de Defesa do Consumidor daquele município.
A capacitação, intitulada “Malefícios Pirataria e Identificação de Produtos Contrafeitos” contou com palestras de Guilherme Ferreira, sócio do escritório Daniel especializado em proteção de marcas e representante de diversas marcas; Jair Schmitt, auditor fiscal e Presidente do Conselho de Combate à Pirataria de Santa Catarina (Cecop/SC) e; Alexandre Farias Luz, advogado e ex-diretor do Procon de Florianópolis.
Os fiscais do Procon de Jaraguá do Sul, Sérgio Alves de Andrade e Mariana Doering Franzoi participaram deste treinamento. “Este encontro teve muitos ensinamentos sobre a questão de produtos pirateados e de como abordar e fazer um tipo de fiscalização que ainda não fazemos em nosso Município”, destacou o diretor do Procon jaraguaense Rodrigo Machado.
Ele acrescenta ainda que já foram iniciadas conversas com o delegado Regional da Polícia Civil, Eric Issao Uratani sobre esse tema. “Justamente para providenciar um curso ou algo parecido para nossa região da Amvali numa atividade conjunta entre Polícia Civil, o Ministério Público e nós do Procon, como órgão fiscalizador”, adiantou.
Machado também agradeceu à Prefeitura que, na sua opinião, “incentiva os servidores a estarem se aperfeiçoando na questão do atendimento prestado ao público.”