Educação promove exposição alusiva à semana da Consciência Negra

Mostra, que reúne produções artístico-culturais elaboradas pelos estudantes dos CMEIs e EMEBs, ficará no hall de entrada da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, promove entre os dias 17 e 19 de novembro uma exposição alusiva à semana da Consciência Negra. A mostra ficará no hall de entrada da Prefeitura Municipal — área coberta em frente à agência da Caixa Econômica Federal.
A exposição será aberta à comunidade, reunindo produções artístico-culturais elaboradas pelos estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da Rede Municipal de Ensino. Os trabalhos foram desenvolvidos em celebração à cultura afro-brasileira, com base nas habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando o aprendizado, o protagonismo e a expressão criativa dos alunos.
O evento tem como objetivos:
Promover a reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira no contexto escolar;
Valorizar a diversidade cultural e fortalecer o respeito às diferentes identidades;
Reconhecer o legado dos povos africanos na construção da nossa sociedade.
A ação está em consonância com a Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições de ensino, e com a Lei nº 11.645/2008, que amplia essa obrigatoriedade ao incluir também a temática indígena, promovendo a valorização das matrizes étnico-culturais que compõem a identidade nacional.
Além disso, a exposição dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente:
ODS 4 – Educação de Qualidade, ao incentivar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade;
ODS 10 – Redução das Desigualdades, ao promover o respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades;
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao estimular a cidadania e a cultura de paz.
“A exposição é um convite para que toda a comunidade conheça, aprecie e se emocione com as expressões artísticas e culturais que celebram a força, a resistência e a beleza da cultura afro-brasileira, reconhecendo sua presença viva na formação de quem somos como povo e como nação”, explica a secretária de Educação, Iraci Müller.
Cronograma da exposição
17/11 – Abertura: 14h30min
18/11 – Mostra de trabalhos: 7h30 às 17h
19/11 – Mostra de trabalhos: 7h30 às 13h
Dia da Consciência Negra
Em 20 de novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra, uma data que convida toda a sociedade a refletir sobre a história, a cultura e as contribuições dos povos africanos na formação do Brasil. É um momento de reconhecer o legado africano presente em nossa arte, religião, culinária, música e na própria identidade nacional — um patrimônio que enriquece e fortalece nossa diversidade.
Jaraguá do Sul comemora “Dia da Consciência Negra” com várias ações