Dia da Umbanda é celebrado em evento na Arena

Mais de 100 casas de fé do Município e da região estiveram reunidas
Jaraguá do Sul foi palco de uma grande celebração no último sábado (8). Povos e religiões de matrizes africanas participaram de um encontro em homenagem ao Dia Municipal, Estadual e Nacional da Umbanda, que reuniu mais de 100 casas de fé do município e de cidades da região. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), fortalecendo o reconhecimento e a valorização das tradições afro-brasileiras no cenário local.
A programação contou com momentos de acolhimento, apresentações culturais e manifestações religiosas, destacando-se a emocionante performance do grupo Tambores do Paraná, que trouxe ao palco mais de 20 músicos em uma apresentação vibrante que exaltou as tradições afro-brasileiras e a força dos tambores como símbolo de união e ancestralidade. O evento, que uniu espiritualidade, cultura e mobilização social, contou com a presença da Mãe Luiza de Iemanjá, a Yalorixá mais velha do Brasil que foi homenageada com o título de personalidade da Umbanda pelo trabalho em prol da religião ao longo dos seus 111 anos de vida.
Durante a solenidade, também foi feita a entrega oficial de uma carta denúncia aberta ao poder público de Santa Catarina( CEPA) , documento que chama atenção para os crescentes casos de violência e intolerância religiosa que atingem os povos de religiões de matriz africana no estado. A carta, elaborada por representantes de comunidades religiosas, pede providências e políticas públicas efetivas de proteção e respeito à liberdade de crença. Para José Aparecido Félix, presidente da Carta Magna da Umbanda, a celebração simbolizou uma importante conquista, mas ressalta que ainda há espaço para crescer. “Ao falarmos em 100 casas, devemos reconhecer que esta celebração ainda se mostra tímida, considerando que estamos em nosso terceiro ano de comemoração. Nós, povos de terreiro, só temos a agradecer a todos que se fizeram presentes, ao Sagrado por nos conceder força e à administração pública pelo grande apoio recebido. Não podemos deixar de citar a participação especial dos Tambores do Paraná; sua presença fez uma diferença notável em nosso trabalho e em nossa luta”, destacou.
O encontro reafirmou o compromisso da comunidade umbandista em promover o respeito, a união e a visibilidade das religiões de matriz africana, celebrando a diversidade cultural e espiritual que marca a identidade brasileira.