Crianças aprendem sobre a importância das abelhas

Projeto no Parque da Inovação desperta a curiosidade dos alunos e incentiva a preservação da natureza por meio do contato direto com o Meliponário

O Meliponário do Parque da Inovação, recebeu na manhã desta sexta-feira (24), alunos do II Ano Infantil – com idades de 2 a 3 anos – do Colégio Marista São Luís. Eles participaram de uma atividade especial de educação ambiental. A visita ao Meliponário, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, proporcionou às crianças uma vivência lúdica e pedagógica sobre a importância das abelhas.
Recepcionadas pela veterinária e coordenadora do projeto, Valéria Lungov, as crianças conheceram de perto as espécies de abelhas sem ferrão que habitam o espaço: Jataí, Mirim e Mandaçaia. Valéria explicou como elas são fundamentais para a polinização das flores e para a produção de alimentos. “Sem abelhas, não teremos alimentos no futuro. Por isso, é essencial que as novas gerações aprendam a valorizá-las e protegê-las”, alertou.
As caixas instaladas no quiosque do Meliponário – logo na entrada do Parque da Inovação – permitem observar a rotina da colmeia sem risco. São ao todo 20 colmeias, 12 ao ar livre e oito no quiosque. O local também serve como espaço para palestras, pesquisas e atividades educativas.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural, Jorge Inácio de Andrade, o projeto nasceu com o propósito de unir pesquisa e educação ambiental. “Ficamos muito felizes em receber as escolas, isso amplia o conhecimento das crianças e das famílias sobre a importância de preservar as espécies e o equilíbrio ambiental”, afirmou.
A docente do Colégio Marista, Karili Maria Soares de Santana, explicou que o tema das abelhas surgiu do interesse dos alunos. “As crianças começaram a observar abelhas na escola e demonstraram curiosidade. A partir disso, criamos o projeto ‘O Segredo das Abelhas’, que envolve brincadeiras, histórias e descobertas sobre esses insetos”, contou.
Durante a visita, os pequenos aprenderam que as abelhas sem ferrão, não representam perigo. A experiência, além de educativa, ajuda a superar o medo e reforça valores de cuidado com a natureza.
O Meliponário está aberto para visitações junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural e devem ser agendadas pelo telefone/WhatsApp (47) 99163-2831.