Conselho aprova Plano de Cultura de Jaraguá do Sul

Próxima etapa será o fórum, em 11 de julho, com a participação da presidente da Fundação Catarinense de Cultura
O Conselho Municipal de Cultura aprovou, nesta semana, sem ressalvas e por unanimidade, o Plano de Cultura de Jaraguá do Sul 2025-2035. A próxima e última etapa envolve um fórum, agendado para 11 de julho, a partir das 18 horas, no auditório do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Jaraguá do Sul.
Na ocasião, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin (foto) proferirá a palestra denominada “Um olhar além”. Na sequência, o documento será apresentado à comunidade.
O Plano, segundo o diretor de Cultura, Antônio Marcos da Silva (Déga), seguirá para o poder Executivo e este será responsável pelo encaminhamento ao Legislativo para aprovação de lei e revogação da anterior. Ainda de acordo com o diretor, todas as etapas para a elaboração do Plano foram seguidas, conforme orientação do Ministério da Cultura, que também elabora o documento em nível nacional.
No dia 17, uma segunda reunião serviu para eventuais ajustes dos profissionais de Cultura, previamente inscritos. Os trabalhos iniciaram em abril, com a nomeação dos integrantes da comissão de trabalho. A primeira reunião ampliada ocorreu em 20 de maio. Em uma primeira fase, a comunidade participou enviando sugestões. As contribuições seguiram para discussão nas duas reuniões com agentes culturais.
A construção do documento, de acordo com o diretor de Cultura, atende a uma exigência legal e estabelece diretrizes validadas por representantes do segmento para a próxima década. “A atualização é necessária para que, entre outras situações, os municípios pleiteiem verbas estaduais e federais destinadas especificamente ao setor”, explica.