Comunidade debate propostas sobre igualdade racial


Representantes municipais seguirão para a Conferência Estadual, na capital
A Plenária de Atualização da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racia ocorreu na quarta-feira (2), nas dependências do SESC e proporcionou um espaço democrático para dialogar, planejar e construir coletivamente um futuro mais justo e equitativo para todos os cidadãos. A programação incluiu apresentações culturais e uma palestra com a pesquisadora Maria Aparecida Rita Moreira, que abordou a história e os desafios enfrentados pelas populações afrodescendentes e indígenas.
Um dos destaques foi a participação de representantes indígenas da Aldeia do Piraí, de Araquari, que compartilharam suas experiências e reforçaram a importância da preservação das culturas tradicionais e do respeito aos direitos originários. Durante a plenária, os participantes aprofundaram os temas centrais da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CONAPIR, focando nos eixos de Democracia, Justiça Racial e Reparação.
“Esses conceitos vão além das palavras; eles representam a luta diária por um futuro sem discriminação e racismo. A democracia deve ser inclusiva, assegurando a participação plena de toda a população nas decisões que afetam suas vidas. A justiça racial demanda reparação pelas injustiças históricas e a garantia de oportunidades iguais para todos, independentemente da cor da pele. A reparação é fundamental para construirmos uma sociedade onde as desigualdades sejam superadas”, enfatizou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Stela Vivian Martins Dias.
Com 139 participantes, o espaço serviu para a troca de experiências e perspectivas. Ao final do encontro, foram elaboradas duas propostas prioritárias para cada eixo temático, totalizando seis propostas que serão encaminhadas à promoção da igualdade racial em Jaraguá do Sul. Na ocaisão também foram eleitos os representantes muinicipais da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento estadual ocore em Florianópolis, no dia 9 de julho.