Comped se reúne com mães de beneficiários do BPC

O benefício assistencial garante um salário mínimo mensal à pessoa idosa ou com deficiência de baixa renda. O grupo debateu também a importância de ampliar a acessibilidade, combater o capacitismo e fortalecer a participação social das pessoas com deficiência
Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), participaram na tarde de quinta-feira (24), do encontro mensal com mães responsáveis por filhos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Ribeirão Cavalo.
A reunião, que ocorre sempre na última quarta-feira do mês, contou com a presença das conselheiras Vanessa Bier Mathias da Secretaria de Assistência Social, Vanderlea Spézia da Secretaria de Educação e da secretária executiva do Comped, Marlene Inês da Silva Felesbino.
Dentre as questões discutidas, foi tratado do funcionamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal à pessoa idosa ou com deficiência, de baixa renda. As mães foram informadas de que o auxílio pode ser mantido por até dois anos após a contratação formal em emprego, o que gera mais segurança para famílias que temem perder o benefício em caso de experiência profissional.
O grupo também debateu a importância de ampliar a acessibilidade, combater o capacitismo e fortalecer a participação social das pessoas com deficiência. Houve dinâmica sensorial, simulando a percepção de uma pessoa com deficiência visual, bem como atividades de sensibilização voltadas para serem aplicadas em ambientes educacionais.
Marlene Felesbino apresentou a Lei de Cotas e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ela enfatizou ainda algumas ações locais recentes, como a 1ª Semana da Inclusão, o 1º Feirão de Empregos para PCD e o avanço na elaboração do Laudo Caracterizador da Deficiência (LCD). O documento descreve as especificidades de cada deficiência para facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Além de receberam panfletos informativos sobre direitos e serviços disponíveis, as participantes foram convidadas a acompanhar as plenárias do Comped, que ocorrem sempre na primeira quinta-feira do mês, às 13h30, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.