Comcidade discute mudanças no trânsito e déficit habitacional

Mobilidade e habitação foram debatidas como prioridades para o desenvolvimento ordenado do município

Os integrantes do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) de Jaraguá do Sul, se reuniram na terça-feira (14), para discutir importantes temas ligados à mobilidade urbana e habitação. Durante o encontro, foram apresentadas as alterações no trânsito que ocorrerão a partir da liberação da nova “Ponte do Brasão”, que conecta os bairros Barra do Rio Cerro e São Luís. A abertura da travessia está prevista para o dia 3/11/2025.
Com a abertura da ponte, o trânsito da região passará por mudanças para garantir mais fluidez. Entre as principais intervenções estão a criação de uma rotatória de quadra no bairro São Luís e a implantação de um binário entre as ruas Walter Marquardt e João Januário Ayroso. Em outra etapa, será asfaltada a Rua Olga Feldmann Ulrich, que faz ligação entre as ruas Ângelo Rubini e Feliciano Bortolini.
Também foi apresentado o projeto do binário envolvendo as ruas Jorge Czerniewicz e 13 de Maio, que será concluído com o término das obras do quinto trecho da Rua 13 de Maio. Outro binário em planejamento abrange as ruas Marina Frutuoso e 25 de Julho.
Além das melhorias viárias, os conselheiros discutiram o déficit habitacional do município, estimado em 3,2 mil moradias, segundo a Diretoria de Habitação. Foi deliberada a possibilidade de uso de um terreno municipal para construção de um condomínio residencial em parceria com o Governo Federal, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
O presidente do Comcidade, Anselmo Luiz Jorge Ramos, destacou que mobilidade e habitação são temas essenciais para o planejamento urbano. “A cidade é um organismo dinâmico que cresce e gera novas demandas. Por isso, precisamos planejar a longo prazo”, afirmou.
Ramos explicou que as mudanças no trânsito ocorrerão de forma gradual. A abertura da ponte deve acontecer no início de novembro, seguida pela implantação do binário entre as ruas Walter Marquardt e João Januário Ayroso em janeiro, e do binário entre as ruas 25 de Julho e Marina Frutuoso, com previsão para ocorrer no segundo trimestre de 2026. Sobre a habitação, o presidente reforçou a importância dos programas voltados às faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida. Segundo ele, o município busca reduzir o déficit por meio de parcerias com a iniciativa privada, recursos municipais e federais, garantindo moradia digna para as famílias jaraguaenses.