Capacitação atualizou informações sobre arborviroses urbanas

Foram apresentadas as novas diretrizes técnicas e operacionais que orientam o trabalho das equipes municipais no enfrentamento da dengue, zika e chikungunya
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul participaram, no dia 30 de outubro de 2025, da Capacitação de Atualização das Diretrizes Estaduais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, promovida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). O encontro foi realizado na Unisociesc, anexo ao Shopping Partage, e contou com a presença de profissionais dos municípios da Região.
Durante a capacitação, foram apresentadas as novas diretrizes técnicas e operacionais que orientam o trabalho das equipes municipais no enfrentamento da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é aprimorar as estratégias de vigilância, intensificar as ações de controle vetorial e fortalecer a resposta rápida diante de possíveis surtos.
Os representantes da Dive/SC destacaram a importância da atualização contínua e padronização dos procedimentos, especialmente no contexto do aumento da circulação do Aedes aegypti em todo o estado. A capacitação abordou ainda temas como uso de ovitrampas, estratificação e monitoramento de áreas de risco e usos de novas tecnologias de combate ao vetor.
De acordo com o secretário de Saúde do Município, Rogério Luis da Silva, “a participação dos ACE de Jaraguá do Sul reforça o compromisso do município com a qualificação permanente das equipes de campo, garantindo ações mais eficazes e integradas de vigilância e controle das arboviroses, em consonância com as orientações da Secretaria de Estado da Saúde.”