Capacitação aborda linha de cuidado em saúde mental e acolhimento na Atenção Primária

A atividade faz parte de uma das etapas do Projeto Saúde Redes, que tem como objetivo fortalecer a integração entre os serviços e aprimorar o cuidado ofertado à população
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nessa segunda-feira (10), uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e profissionais da equipe multiprofissional (eMulti), com foco na Linha de Cuidado em Saúde Mental, nas Políticas de Saúde Mental e no Acolhimento na Atenção Primária à Saúde (APS).
A atividade faz parte de uma das etapas do Projeto Saúde Redes, que tem como objetivo fortalecer a integração entre os serviços e aprimorar o cuidado ofertado à população. Dentro desse projeto, foi definida a Linha de Cuidado em Saúde Mental como uma das prioridades de atuação, visando qualificar o acolhimento e o acompanhamento das pessoas em sofrimento psíquico no território.
Durante o encontro, foram abordados temas como o papel da APS na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a importância do acolhimento como porta de entrada para o cuidado e as estratégias para o trabalho em rede, com ênfase na corresponsabilização entre os diferentes pontos de atenção.
A capacitação também trouxe reflexões sobre a potência do cuidado, destacando a importância da escuta sensível, do vínculo e da atuação interdisciplinar para a construção de um cuidado mais humano, integral e resolutivo.
Para o secretário municipal de saúde, Rogério Luiz da Silva, “esses momentos de formação contínua reforçam o compromisso da Secretaria de Saúde em fortalecer as redes de cuidado e valorizar as equipes, promovendo ações que contribuam para o aprimoramento da atenção em saúde mental no município.