Binário recebe ajustes técnicos e terá mudanças em cruzamentos estratégicos

Mudanças técnicas incluem revisão de tempos, estudo de rotatórias e retirada de semáforos para melhorar a fluidez do trânsito

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul concluiu nesta quarta-feira (28), o ajuste nos tempos semafóricos do binário formado pelas ruas João Januário Ayroso e Walter Marquardt. A medida faz parte de um conjunto de adequações operacionais para melhorar a fluidez do tráfego. Entre as intervenções previstas está a implantação de uma rotatória de quadra a aproximadamente 150 metros da saída da Ponte do Curtume, ligando as ruas João Carlos Stein e Luiz Gonzaga Ayroso (Rancho Bom), no bairro Jaraguá Esquerdo.
Também está em estudo a instalação de uma rotatória nas proximidades do Senai, o que permitirá a eliminação dos semáforos nesse ponto. Outra mudança importante que está sendo avaliada é a possibilidade de retirada dos semáforos no final das ruas João Planincheck e Marechal Deodoro da Fonseca.
Além das ações de curto e médio prazo, o município avalia a construção de duas novas pontes para interligar as ruas João Januário Ayroso e Walter Marquardt. Com a implantação das estruturas, novos ajustes nos tempos dos semáforos deverão ser realizados, conforme a reconfiguração do sistema viário.
De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, os ajustes são definidos com base em critérios técnicos. “Os estudos são feitos por engenheiros, de acordo com os dados coletados nos semáforos e medições em pontos estratégicos, a partir dessas avaliações, são feitas as adequações necessárias”, explica.
Segundo Marietto, o grande volume de veículos é um dos principais desafios para a mobilidade urbana. “Jaraguá do Sul possui 143 mil veículos cadastrados. Somente em 2025, cerca de 5 mil automóveis foram emplacados no município — uma média de 380 novos veículos por mês.” O número não inclui veículos que circulam na cidade sem transferência de registro.