Biblioteca promove integração entre educação e cultura

Encontro com educadores destacou a importância da iniciativa em aproximar profissionais que atuam diretamente na formação de leitores
Na última quarta-feira (4), a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa recebeu dois grupos da Secretaria Municipal de Educação (Semed): professores dos 1º anos do Ensino Fundamental e auxiliares de biblioteca e bibliotecários das bibliotecas escolares do município.
A visita fez parte da formação continuada promovida pela Semed e teve como objetivo apresentar o acervo, a história do prédio e os projetos voltados ao fomento da leitura e da cultura desenvolvidos pela instituição.
A iniciativa destacou a importância da integração entre educação e cultura, aproximando profissionais que atuam diretamente na formação de leitores. A troca de experiências e saberes contribuiu para o fortalecimento das práticas pedagógicas e ampliou as possibilidades de atuação conjunta entre a biblioteca pública e as bibliotecas escolares.
No período da manhã, os professores do 1º ano participaram de uma visita guiada, seguida de um momento de biblioterapia e mediação de leitura, conduzido por Gabriela Born J. de Souza. A programação incluiu ainda um espaço para palavra livre, promovendo escuta, diálogo e reflexão, além da exploração do acervo com o apoio dos assessores da Semed.
À tarde, os auxiliares de biblioteca e bibliotecários escolares também realizaram a visita guiada e participaram de atividades de troca de experiências, contação de histórias e exploração do acervo. As ações reforçaram o papel das bibliotecas como espaços de aprendizagem, acolhimento e mediação cultural.
Mais do que uma visita institucional, o encontro foi marcado por pessoas unidas por um propósito comum: promover a leitura, a cultura e a educação como direitos fundamentais.
“A Biblioteca reafirma, com ações como essa, seu papel como espaço vivo de formação, diálogo e pertencimento, fortalecendo vínculos e ampliando repertórios para que a leitura e a cultura sigam pulsando nas escolas e na comunidade além de concretizar seu compromisso com o trabalho em rede e com a construção coletiva de caminhos que incentivem o acesso ao livro, à leitura, a cultura , a educação e ao conhecimento desde a infância”, destacou a Professora Meury Geize da Silva, Supervisora da Biblioteca Municipal.