Bandas de escolas da rede municipal se apresentam em Noite Cultural

Apresentação integrou a programação das feiras de Matemática e de Ciência e Tecnologia
A noite de quinta-feira (18), teve um momento especial na programação das feiras de Matemática e de Ciência e Tecnologia, no Parque Municipal de Eventos. A Noite Cultural foi marcada pela apresentação e desfile das seis bandas escolares que integram o Programa Bandas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
As bandas escolares, compostas por alunos de diferentes unidades, demonstraram ao público que lotou o pavilhão B, os resultados de seu empenho e aprendizado, proporcionando uma experiência cultural rica e emocionante. O prefeito Jair Franzner, a secretária de Educação Iraci Müller, o chefe de gabinete João Berti e o deputado estadual Vicente Caropreso, foram algumas das autoridades presentes no evento. A apresentação também foi o momento de estrear os novos uniformes e instrumentos adquiridos recentemente pela Prefeitura.
O Programa Bandas nasceu com a missão de ser uma ferramenta socioeducativa no contraturno escolar, prevenindo a violação de direitos, resgatando a autoestima e oferecendo novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes, especialmente em regiões com maiores índices de vulnerabilidade social.
Mais do que aprender música, o Programa representa uma vivência de crescimento pessoal e coletivo, desenvolvendo disciplina, cooperação, responsabilidade e sensibilidade artística. As aulas são estruturadas em teoria musical, prática instrumental e ensaios coletivos, criando um espaço de convivência e de valorização da cultura.
O Programa contempla as EMEBs Alberto Bauer, Luiz Gonzaga Ayroso, Professor Francisco Solamon, Rodolpho Dornbusch, Albano Kanzler, Machado de Assis, atendendo cerca de 200 alunos. Um dos diferenciais, é a atuação de uma equipe de professores licenciados em Música e especialistas em seus instrumentos, garantindo uma formação pedagógica e técnica de qualidade. Além de ensinarem a prática instrumental, esses educadores assumem o papel de formadores de valores humanos, estimulando nos alunos a responsabilidade, a criatividade e o trabalho em grupo.
Novos uniformes e instrumentos
Foram investidos R$ 224.444,22 na confecção de 202 kits de uniformes, incluindo camiseta, blazer, macacão e barretina. Os trajes apresentam design moderno e atrativo, criando uma identidade visual marcante para as bandas marciais. O município também investiu R$ 162.483,94 na aquisição de instrumentos musicais, como trompete, tuba, flauta transversal, clarinete, bumbos e glockenspiel.