Acesso a Informação
|Defesa Civil
|Ouvidoria
|Protocolo
|Versão Antiga
Prefeitura Logo
    Serviços
    Notícias
    Ouvidoria
Prefeitura Logo

Acessibilidade

Prefeitura de Jaraguá do Sul Logo

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
  1. Página Inicial

  2. Noticias
  3. Audiencia publica discute o macrozoneamento de jaragua do sul
Planejamento

Audiência Pública discute o Macrozoneamento de Jaraguá do Sul

12 de junho de 2025
00:00
Audiência Pública discute o Macrozoneamento de Jaraguá do Sul
Compartilhar:

População do bairro Nereu Ramos e das proximidades, participa ativamente das discussões sobre a atividade industrial na região oeste do Município, reforçando a importância do planejamento territorial sustentável


A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Planejamento e Urbanismo, realizou na noite desta quarta-feira (11), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, uma importante audiência pública. O objetivo do encontro foi detalhar como se dará a inclusão do Setor Especial de Industrialização Sustentável Oeste (SE-IS Oeste) na Lei Complementar nº 171/2016, que regulamenta o Macrozoneamento Municipal. Participaram 113 pessoas no evento que teve como principal objetivo apresentar a proposta, informar a população e coletar contribuições da comunidade local.

A audiência seguiu os parâmetros estabelecidos pelo Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10.257/2001), em especial no artigo 40, parágrafo 4º, inciso I, bem como o artigo 8º da Resolução CONCIDADES 25/05. Esses dispositivos reforçam a importância da participação cidadã na formulação de políticas urbanas. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, explanou sobre os fundamentos da criação dos Setores Especiais de Industrialização Sustentável (SE-IS). Ele destacou os objetivos do projeto e seus possíveis reflexos econômicos e populacionais para o município. Entre os dados apresentados, chamou atenção o aumento da participação de Jaraguá do Sul na arrecadação estadual de ICMS em 2023, “algo que não ocorria há 14 anos, esse resultado positivo pode estar diretamente ligado à implementação dos SE-IS.”

Na sequência, a chefe de Planejamento Urbano, Lizziane Mylena Volkmann, apresentou um diagnóstico físico territorial da área que poderá ser incluída na nova configuração de zoneamento. Ela mostrou mapas, projeções e dados sobre os investimentos planejados em infraestrutura. E destacou a localização estratégica do SE-IS Oeste. “Está próxima à malha urbana, onde já existem atividades comerciais, residenciais e de serviços que complementam o ambiente industrial”, disse. A inclusão do SE-IS Oeste no plano de macrozoneamento é vista como uma estratégia para incentivar o desenvolvimento econômico de forma ordenada e sustentável. Com o crescimento do setor industrial, espera-se também a geração de empregos e o fortalecimento da economia local, sem perder de vista o equilíbrio com as demais funções urbanas e a proteção ao meio ambiente.


A audiência foi marcada pela participação ativa de moradores dos bairros e localidades: Nereu Ramos, Vila Machado, Ribeirão Cavalo e Tifa Monos. Eles se manifestaram com sugestões, dúvidas e elogios a respeito do projeto. Houve, ainda, participação por e-mail, o que reforça o engajamento da comunidade.

Também participaram do evento, os vereadores Osmair Gadotti e Fernando Alflen, representando o legislativo jaraguaense. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a interação entre os representantes do poder público e a população foi um dos pontos altos da audiência. Segundo ele, a escuta ativa e a abertura ao diálogo foram fundamentais para garantir transparência e construir uma proposta mais alinhada às necessidades reais da cidade.

 

“Os participantes demonstraram preocupação com temas como preservação ambiental, mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida. A expressiva presença da comunidade para conhecer, avaliar, tirar dúvidas e fazer proposições de melhorias no projeto demonstra a relevância do tema abordado. A forma como a ideia foi acolhida, aponta que estamos no caminho certo”, destacou.

Com base no que foi debatido, a prefeitura dará continuidade ao processo de análise das contribuições e ajustes necessários para deliberação no COMCIDADE antes do envio do projeto final à Câmara de Vereadores. A expectativa é que a proposta, uma vez aprovada, represente mais um passo rumo a um planejamento territorial eficaz e participativo.

 

Últimas Notícias

Samae fará manutenção na rede de drenagem da Rua Dona Antônia

Samae fará manutenção na rede de drenagem da Rua Dona Antônia

28 de nov. de 2025
Rua Walter Marquardt terá obra de interligação de rede de esgoto

Rua Walter Marquardt terá obra de interligação de rede de esgoto

28 de nov. de 2025
Samae fará implantação de rede de esgoto na Rua Prefeito José Bauer

Samae fará implantação de rede de esgoto na Rua Prefeito José Bauer

28 de nov. de 2025
Rua na parte alta do “Morro Boa Vista” segue interditada para veículos

Rua na parte alta do “Morro Boa Vista” segue interditada para veículos

28 de nov. de 2025
Novo portal destaca as opções turísticas de Jaraguá do Sul

Novo portal destaca as opções turísticas de Jaraguá do Sul

28 de nov. de 2025

Categorias

Urbanismo
Turismo
Tributos
Transparência
Trânsito
Social
Segurança
Schutzenfest
Saúde
Saneamento
Samae
Reconstrução
Procon
Política
Plano Diretor
Planejamento
Patrimônio
Parceria
Obras
Mobilidade
Meio Ambiente
Lazer
Jourdan
Issem
Institucional
Infraestrutura
Inauguração
Habitação
Geral
Gabinete
Fazenda
Eventos
Esportes
Educação
Economia
Desenvolvimento Econômico
Dengue
Defesa Civil
Cultura
Conselhos
Concurso
Comunicado
Combustíveis
Capacitação
Campanha
Agricultura
Administração