Atividades promovem socialização e aprendizado no Centro de Convivência

Agenda de cursos e treinamentos reúne idosos e público do Espaço Mulher
Nesta semana, dias 9 e 10, idosos do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt e o público do Espaço Mulher participaram de um treinamento sobre o prepara de conservas de frutas, hortaliças e temperos. A iniciativa foi desenvolvida em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Sindicato Rural de Massaranduba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). Outras ações semelhantes já estão sendo alinhadas.
Segundo a instrutora do Senar, Veloni Rost Oliveira, o objetivo do treinamento é aproveitar os produtos excedentes nas propriedades, para comercialização na entressafra – período de pausa na produção agrícola que ocorre entre as colheitas. “As conservas são uma excelente forma de aproveitar alimentos, prolongando seu prazo de validade e evitando desperdícios”, explica. Usando técnicas de preparo e conservação adequadas, as conservas caseiras podem ter uma longa vida útil, mantendo a qualidade dos ingredientes e o sabor, por meses.
No primeiro dia de treinamento o grupo trabalhou com as partes salgadas, onde foram feitos molho de tomate, pasta de alho, sal temperado e com condimentos secos, conservas de beterrabas, cenoura, couve-flor, brócolis, picles e também as conservas
A Coordenadora do Centro de Convivência, Janete Pedrotti, destaca que o curso integrou o cronograma de atividades programadas para o público que frequenta o local. De acordo com ela serão promovidas várias ações ao longo do ano, tudo de forma gratuita. “O Centro de Convivência é, antes de mais nada, um espaço de vivências, trocas de experiências e aprendizados. Promovemos lazer, bem-estar e incentivamos a socialização entre os participantes. Ricardo Costa, supervisor do Senar, também acompanhou o curso.
“Temos um olhar muito especial para o Centro de Convivência e para o Espaço Mulher. Procuramos ofertar atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes em um ambiente propício para socialização, atividades e apoio”, lembra a secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Uber.