Atendimento ao produtor jaraguaense não teve pausa

Auxílio no processo de silagem e reconstrução de pontilhões foram algumas das ações executadas entre dezembro e janeiro
Entre os dias 22 de dezembro de 2025 a 12 janeiro deste ano, a Prefeitura de Jaraguá do Sul entrou em férias coletivas, mas manteve em funcionamento alguns serviços essenciais, um deles foi o de assistência ao produtor rural jaraguaense via Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento. Segundo o próprio secretário titular da pasta, Alceu Moretti, não podia ser diferente: “É um papel muito importante que realizamos neste período dando este suporte para o agricultor. É bom que se diga que o segmento rural trabalhamos em ciclos. estamos encerrando agora o ciclo da colheita, da silagem e em sequência disso já vem o da preparação do solo para todo esse replantio. Não tem como parar”.
Moretti explica que este suporte principalmente por meio do programa Patrulha Mecanizada junto aos bananicultores, produtores de hortaliças, na produção de silagem, enfim, em todos os segmentos da nossa agricultura de Jaraguá do Sul. “Não podemos esquecer dos serviço veterinário, de inseminação artificial, a inspeção, ou seja, todos os serviços para auxiliar os agricultores cadastrados aqui do nosso município de Jaraguá do Sul.”
Temporais – Não foram somente os ciclos de agricultura e assistência veterinária que fez parte da rotina dos plantonistas da Secretaria de Desenvolvimento Rural Os temporais que marcaram o fim do ano passado e o início deste ano também foram um desafio à parte. No dia 9 de janeiro quatro pontilhões da Região do Alto São Pedro foram levadas pelas enxurradas. “Em conjunto com o pessoal da Secretaria de Obras já que conseguimos restabelecer 50% delas e acreditamos que até o fim do mês todas estejam prontas; Entendemos que estas estruturas são de vital importância para o escoamento da produção das propriedades desta região”, destacou o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Jorge Inácio de Andrade.
Para 2026. a Secretaria de Desenvolvimento também pretende dar continuidade a projetos consolidados como das hortas comunitárias bem como projetos em parcerias como instituições ligadas ao meio rural como Epagri, Cidasc e Senai. “Acho que é de fundamental importância esses convênios. Sempre dá resultado. Tivemos agora, em dezembro, a formatura dos jovens agricultores, renovamos o convênio com a Epagri, vamos ter a entrega do equipamento da despesca pelo Governo do Estado, já que piscicultura é uma atividade que cresce muito na nossa região. É um segmento que precisa deste apoio e nós estamos sempre integrados com essas entidades para viabilizar este apoio”, destacou Alceu Moretti.
Ao longo de 2025, a Secretaria atendeu 2213 munícipes com valor investido neste trabalho junto aos produtores de R$ 861.591,02 (ver planilha abaixo).

