Alunos da Rede Municipal participam da 40ª Feira Catarinense de Matemática

O evento contou com a participação de 120 trabalhos de 56 municípios catarinenses e, aproximadamente, 360 pessoas
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul participaram da 40ª Feira Catarinense de Matemática, que ocorreu de 5 a 7 de novembro, no Centro de Eventos Herança Tropeira, em Pouso Redondo. O evento contou com a participação de 120 trabalhos de 56 municípios catarinenses e, aproximadamente, 360 pessoas, entre expositores e orientadores, para compartilhar experiências, projetos e práticas pedagógicas inovadoras no ensino e na aprendizagem da matemática.
Em Jaraguá do Sul, a XIII Feira de Educação Matemática aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro no Parque Municipal de Eventos, e indicou 7 trabalhos das categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), sendo eles:
– Professora Karin Daniele Krehnke Fucks da EMEB Professora Gertrudes Steilein Milbratz com o trabalho Mudanças que Contam;
– Professora Daniela Cristina Glatz da EMEB Anna Töwe Nagel com o trabalho Conta e Brinca: Descobrindo Valores;
– Professora Michela Cristiane Stinghen de Souza da EMEB Cristina Marcatto com o trabalho O Astronauta no Universo da Matemática;
– Professor Roni Carlos Silveira dos Santos da EMEB Loteamento Amizade com o trabalho Matemática Com o Cubo Mágico;
– Professor Roni Carlos Silveira dos Santos da EMEB Max Schubert com o trabalho Estatística: feminicídio e violência contra a mulher;
– Professora Roni Carlos Silveira dos Santos da EMEB Max Schubert com o trabalho Rede de divisores;
– Professora Camila Cecilia Castro da EMEB Marcos Emílio Verbinnen com o trabalho Sinais em jogo: Aprendendo com + diversão – dificuldade.
Criada em 1985, a Feira Catarinense de Matemática é uma realização conjunta da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Associação Catarinense de Professores de Matemática (ACPM) e se constitui como um processo educativo científico-cultural, e tem como objetivo principal, valorizar o conhecimento matemático produzido nas escolas, promovendo a troca de saberes entre diferentes níveis de ensino.
Os trabalhos apresentados são decorrentes de investigações escolares, projetos e experiências didáticas que mostram como a matemática se manifesta nos mais diversos contextos do cotidiano e da cultura dos territórios representados.