Alunas do Qualifica Jaraguá entregam “naninhas” a entidade assistencial

A cerimônia de repasse ocorreu em dois momentos, na Marisol e no Senai, e ressaltou a importância da parceria entre Município, Fiesc e iniciativa privada na capacitação profissional
Nesta quinta-feira (04), 15 alunas do Curso de Costura do Programa Qualifica Jaraguá, participaram da entrega de roupinhas, adereços e bonequinhas infantis – as chamadas naninhas – feitas com retalhos de tecidos que sobram da produção têxtil. O material produzido durante o próprio curso foi doado a Associação de Amparo ao Bebê Carente Casa do Caminho que atua em Jaraguá do Sul e desenvolve trabalhos junto a mães carentes que não tem condições de preparar o enxoval para seus bebês. A cerimônia de entrega ocorreu em dois momentos: na parte da manhã na sede da empresa Marisol e no período da tarde no Senai do Município.
Idealizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e empresas privadas, o programa Qualifica Jaraguá é pioneiro no Estado e tem o objetivo de oferecer qualificação gratuita em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.
Desde 2022, os cursos são ministrados no Senai e nas empresas, com infraestrutura adequada, instrutores qualificados e grade curricular voltada às demandas reais da região. As formações abrangem diferentes áreas, conforme a demandas regionais, o que aumenta a chance de empregabilidade e crescimento profissional dos participantes. Para garantir a gratuidade dos cursos, a Prefeitura é responsável por 80% dos investimentos, enquanto a iniciativa privada contribui com 20% do restante.
“É um trabalho bastante importante em um programa que vem cada vez mais evoluindo e alcançando mais pessoas. É justamente nossa iniciativa de poder fazer o elo de ligação entre pessoas que estão sem emprego ou em situação de vulnerabilidade ou até a comunidade em geral, acessarem uma capacitação com excelência através do Senai/Fiesc e empresas para daí sim, entrarem no mercado de trabalho”, explicou o diretor e gestor do Qualifica Jaraguá junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Daniel Jorge Fonseca.
Como empresa “madrinha” do curso de Costureira do Qualifica, coube a empresa Marisol disponibilizar o espaço para aulas práticas. A analista de Protótipo da empresa, Maria do Carmo de Oliveira da Silva Neta, que acompanhou de perto o desenvolvimento das alunas, também estava na entrega das doações. “Eu acredito que esse momento é muito especial. Afinal, pessoas que chegam sem saber o que é um máquina, o que é costurar, elas iniciam fazendo exercícios. Aí depois vão confeccionar peças a ter noção de qualidade e da função de costureiro”, observou a analista. “Por outro lado, no que se refere a doação, é muito importante para as alunas saber que outra pessoa que precisa vai utilizar uma peça doada por elas, feitas pelas próprias mãos delas. Isso é muito gratificante do ponto de vista social.”
Presente durante a entrega das doações, a presidente da Casa do Caminho, Angela Suzana Wenningkamp, agradeceu e ressaltou a iniciativa dos integrantes do Qualifica Jaraguá. “Significa uma grande alegria. Porque tudo que a gente agrega, tudo que se coloca mais no kit, que é doado à mamãe carente, é uma alegria para nossa casa. A gente imagina a felicidade que é para essas mães que recebem um kit prontinho para o seu bebê”, destacou. Já o fiscal do Qualifica Jaraguá, Douglas Venturi explicou que as naninhas doadas são sensoriais. “O que seria isso? São naninhas que têm algum relevo, alguma coisa neste sentido que contribui para inclusão e desenvolvimento dos sentidos das crianças. Outra característica desse trabalho social”, observou.
Na próxima terça-feira (9), 19 horas, os integrantes deste e outros cursos ofertados pelo Qualifica Jaraguá este ano participam a cerimônia de formatura dessas capacitações no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).