Apresentação – Arquivo Histórico
Arquivo Histórico Municipal '"Eugênio Victor Schmöckel"
Rua Walter Marquardt, 1725 - Bairro: Barra do Rio Molha
CEP: 89259-700 - Jaraguá do Sul - SC
Telefone: (47) 3409-0260 - (47) 3409-0259
Horário: Segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
E-mail: arquivohistorico@jaraguadosul.sc.gov.br
Histórico
Órgão responsável pela guarda de documentos históricos, como mapas, fotografias, discos, documentos pessoais, correspondências, periódicos, documentos administrativos, entre outros, procurando conservar e resgatar a história local e servir de prova ou testemunho. Criado pela Lei 321 de 12/08/1971 foi estruturado pela Lei nº 1464 de 10 de maio de 1991.
Arquivo - conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições públicas e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte de informação ou a natureza dos documentos. (fonte: Diário Oficial da União de 08.01.91 - Lei Federal nº 8.159/1991)
Porém, somente em junho de 1984 é iniciada a organização dos documentos. O Arquivo Municipal primeiramente localizava-se no 2º pavimento da Estação da Rede Ferroviária, na Avenida Getúlio Vargas, Jaraguá do Sul. Em 20 de julho de 1987 passou a ter como sede a Antiga Estação (serviu de depósito de cargas da Rede Ferroviária) junto com o Museu Municipal. Em 1996 deu-se a transferência do acervo para a sede alugada na Rua Ida Bona Rocha, 101. Em julho de 2010 nova transferência de sede, agora para a Rua Walter Marquardt, 1725, em espaço mais amplo e arejado.
Até 2007 o Arquivo Histórico estava vinculado a Secretaria de Educação e Cultura, passando então somente a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.


Funções e Finalidades
- Identificar, higienizar, ordenar, descrever e guardar os documentos que se encontram no acervo;
- Conservar os documentos de acordo com os procedimentos técnicos;
- Restaurar, quando necessário e/ou solicitado, os documentos históricos do acervo ou da comunidade;
- Disponibilizar os documentos para pesquisa histórica e científica, consultas administrativas, prova ou testemunho, de acordo com normas estabelecidas;
- Pesquisar e divulgar a História do Município.
- Auxiliar a administração municipal da organização de seu acervo, conservação e consulta.
Acervo:
O acervo atual do Arquivo Histórico de jaraguá do Sul “Eugênio Victor Schmöckel”, constitui-se de:
Fundos Públicos:
- Administração Municipal: a partir de 1919
- Judiciário: Justiça Eleitoral (1957 a 1986), Vara Criminal (1926 a 1996) , Justiça do trabalho (1989)
- Legislativo: a partir de 1948
Fundos Privados:
- João Lúcio da Costa,
- Murillo Barreto Azevedo,
- Eugênio Victor Schmöckel,
- Jornal do Vale - Flávio José Brugnago,
- Jornal Jaraguá News - Jane Ochner, entre outros.
Coleção de Dossiês:
- Documentos organizados por assunto, de origens diversas.
Periódicos:
- Diários Oficiais: da União (1956 a 2003), do Estado (a partir de 1934), da Justiça do Estado (1987 a 2008), do Município ( a partir de 1994),
- Jornais locais: a partir de 1919,
- Jornais do interior e exterior,
- Revistas.
Documentos Iconográficos:
- Fotografias,
- slides,
- fitas k7,
- filmes,
- negativos,
- negativos de vidro,
- cartazes.
Documentos Cartográficos:
- mapas e decalques.
Biblioteca de Apoio:
- Formada por livros e publicações de interesse Histórico e que servem de subsídios para as pesquisas científicas, históricas e genealógicas.
Todo esse material que compõe o acervo do Arquivo soma um total de aproximadamente 38.000 (trinta e oito mil) caixas de documentos, excetuando, os audiovisuais, mapas e decalques.

Serviços Prestados:
- Apoio à Administração Pública Municipal;
- Permite acesso à pesquisa em seu acervo;
- Emitir certidões e outros documentos comprobatórios.
- Pesquisa e busca de informações sobre a História do Município;
- Permite fotocopiar documentos que não estão enquadrados nos cuidados especiais;
- Realiza digitalização do acervo para facilitar consulta;
- Orienta a população nos cuidados com seus documentos.
Vale ressaltar que como os documentos são únicos e fazem parte do Patrimônio Histórico Municipal não é permitido seu empréstimo.
Como Auxiliar o Arquivo Histórico:
- Doando ou emprestando documentos históricos;
- Fornecendo informações de fatos históricos através da História Oral;
- Preservando os documentos de sua família, entidade ou empresa, preservando desta maneira uma parte da História do Município.
- Não danificando o patrimônio documental do município.