
Centro de Atenção Psicossocial Infantil – Capsi
O Capsi atende crianças e adolescentes, menores de 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes, com prejuízo severo no seu desenvolvimento e com impacto no funcionamento familiar, escolar e social, como: quadros graves de depressão e ansiedade, sintomas psicóticos, além de pensamento recorrente de morte e/ou tentativa de suicídio prévia, bem como egressos de internações psiquiátricas. No caso de uso abusivo de álcool e outras drogas, são atendidos no Capsi, adolescentes com idade inferior a 16 anos.
O acesso ao Capsi se dá através da avaliação inicial realizada na Unidade Básica de Saúde de referência do usuário, com posterior encaminhamento ao Capsi para Acolhimento Inicial, quando a situação atender aos critérios de encaminhamento. Em caso de sintomas psicóticos e pensamento recorrente de morte, usuários e responsáveis podem buscar atendimento espontaneamente, sem necessidade de encaminhamento.
Os acolhimentos são realizados às segundas, quartas e quintas-feiras pela manhã (8 horas) e às terças-feiras a tarde (13 horas). São disponibilizadas 2 vagas por período para demanda espontânea e 3 para agendamento dos encaminhamentos da Atenção Primária em Saúde.
Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional e oferecem atenção psicossocial às crianças e adolescentes, com impacto em seu núcleo familiar e relações sociais, objetivando manejo adequado do transtorno mental, (re)inserção e interação social, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, construção de projetos de vida, respeitando a autonomia dos sujeitos, a cidadania e os vínculos existentes, com construção de Plano Terapêutico Singular, que atenda as demandas individuais de cada criança e adolescente.
Equipe:
Agente de limpeza e conservação;
Arteterapeuta;
Assistente social;
Enfermeiro;
Médico psiquiatra;
Médico pediatra;
Psicólogo;
Recepcionista;
Técnicos de enfermagem;
Terapeuta ocupacional.
Grupos Terapêuticos:
Os grupos terapêuticos são umas das estratégias utilizadas nos atendimentos no Capsi. Eles têm frequência semanal com média de 1 hora de duração e com devolutiva semestral aos familiares/responsáveis. São realizados, normalmente, por uma dupla fixa de profissionais e são compostos por usuários com demandas e faixa etária compatíveis. A quantidade de usuários por grupo varia de acordo com a demanda de cada grupo e as possibilidades de manejo adequado, respeitando o caráter terapêutico para todos os membros do grupo. As metodologias utilizadas nos grupos são dinâmicas, permitindo a autonomia dos usuários que estão participando, podendo ser iniciado com ações disparadoras, como: pintura, desenho, entre outros.