Vigilância Sanitária: um dos pilares do SUS

Órgão atua na prevenção de riscos e na proteção da saúde coletiva, por meio da regulação, fiscalização e controle de produtos, serviços, ambientes e processos que possam impactar a saúde das pessoas
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem reforçando em seus canais de comunicação a importância da participação ativa da população nos trabalhos da Vigilância Sanitária. O órgão é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua na prevenção de riscos e na proteção da saúde coletiva, por meio da regulação, fiscalização e controle de produtos, serviços, ambientes e processos que possam impactar a saúde das pessoas. Desde alimentos e medicamentos até salões de beleza, hospitais, água potável e saneamento, a Vigilância Sanitária está presente no cotidiano das pessoas, muitas vezes de forma silenciosa, mas extremamente eficaz.
Seu trabalho é fundamental para garantir que produtos que são consumidos/utilizados no dia a dia estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança. Além disso, a Vigilância Sanitária também exerce papel estratégico no enfrentamento de emergências sanitárias, surtos e epidemias.
Nesta terça-feira (5), é celebrado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, uma data que reconhece a importância desse setor para a saúde pública e para a promoção da qualidade de vida da população brasileira. A escolha do dia homenageia o nascimento de Oswaldo Cruz, médico, sanitarista e cientista brasileiro que foi um dos pioneiros da saúde pública no Brasil. Sua atuação histórica no combate a epidemias e na organização dos serviços de saúde no início do século XX marcou profundamente a trajetória da Vigilância Sanitária no país.
Em Jaraguá do Sul, a Gerência de Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador conta atualmente com 17 fiscais de vigilância em saúde, um médico veterinário, três farmacêuticas, uma engenheira sanitarista e ambiental, um administrador, dois técnicos de segurança do trabalho, um técnico em enfermagem, quatro agentes administrativos e duas recepcionistas. A gerente de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Camila Vieira Sens Fernandes, destaca ainda que a população tem papel importante no trabalho da Vigilância Sanitária, estando atenta aos serviços, estabelecimentos, produtos adquiridos e realizando denúncias através dos canais da Ouvidoria do SUS. E que a celebração dessa data é um reforço do compromisso da Vigilância Sanitária com a promoção da saúde pública, o fortalecimento do SUS e a construção de um ambiente mais seguro e saudável para toda a população.
Canais de Atendimento Vigilância Sanitária
Internet: no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, acesse o banner “Saúde”. Em seguida o banner da “Vigilância Sanitária”
Ouvidoria SUS: no site da Prefeitura, acesse o banner “Ouvidoria SUS”. Na lista de serviços à esquerda da tela, clique em “Vigilância em Saúde” e, na sequência, em Vigilância Sanitária.
E-mail: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br”
Telefone: 0800 6420 136 (de segunda à sexta, das 7h30 às 18h)
WhatsApp: 2106-8450 (somente mensagens de texto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30)
Por meio de todos os canais de atendimento, o sigilo do denunciante pode ser solicitado.
Canais de Atendimento da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador
Secretária Municipal da Saúde – Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador
Rua Isidoro Pedri, 120 – Barra do Rio Molha
Telefone: (47) 2106-8409
E-mail: visa@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: Segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h (recepção), das 13h às 14h (atendimento ao público dos fiscais, técnicos e engenheiro sem agendamento)