Secretaria de Obras apresenta balanço de 2025

Ações realizadas reforçam o compromisso com a mobilidade, a qualidade urbana e o atendimento ao munícipe

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semop) apresentou um relatório das ações realizadas ao longo de 2025, em um encontro que reuniu servidores, lideranças e contou com a presença do vice-prefeito João Pereira, representando o prefeito Jair Franzner.
O evento, na sede da Semop, ocorreu em clima de confraternização, diálogo e reconhecimento, e teve como objetivo dar transparência ao trabalho desenvolvido pela pasta – que é estratégica para o município.
Atualmente, a Secretaria conta com uma equipe de 135 servidores, entre comissionados, administrativos, técnicos e operacionais, além de uma frota robusta com mais de 60 máquinas, caminhões e veículos.
Jaraguá na Mão e vias rurais
Um dos destaques foi o atendimento ao munícipe, com mais de 2 mil solicitações registradas em 2025 pelo aplicativo “Jaraguá na Mão”, das quais cerca de 80% já foram atendidas ou respondidas. No interior do município, os serviços de patrolamento e macadamização alcançaram 616 ruas, somando aproximadamente 1.200 quilômetros de vias recuperadas.
Drenagem e tapa-buraco
Na área de drenagem, foram implantados mais de 2 mil tubos e desassoreadas cerca de 98 valas, melhorando o escoamento das águas. A operação tapa-buraco utilizou mais de 1.600 toneladas de asfalto, além de concreto usinado, garantindo melhores condições de tráfego.

Calçamento, pavimentações e infraestrutura
A Secretaria também avançou na recuperação de calçamentos, com intervenções em 144 ruas, e na pavimentação asfáltica, que beneficiou 30 vias, totalizando 16,6 quilômetros e investimento superior a R$ 53 milhões.
Obras estruturantes, como pontes de concreto, pênseis e de madeira, somaram importantes investimentos em mobilidade e segurança.
Houve a reforma/manutenção de 16 pontes e pontilhões, a entrega da nova “Ponte do Brasão” – uma obra que recebeu mais de R$ 10 milhões em investimento e deve iniciar em breve a construção da ponte que vai ligar Jaraguá do Sul a Schroeder.

Limpeza
O embelezamento da cidade também é prioridade. Nas ruas centrais de maior movimento a limpeza é feita no período noturno. As entradas da cidade receberam atenção especial assim como a ruas do interior.
O secretário Alceu Gilmar Moretti avaliou 2025 como um ano desafiador, mas com saldo amplamente positivo, destacando avanços, organização da equipe e economia de recursos públicos.
Já o vice-prefeito João Pereira ressaltou a complexidade do trabalho do setor de obras, elogiando o comprometimento dos servidores e prospectando mais resultados positivos para 2026. “Reconheço e agradeço o trabalho da Secretaria de Obras que enfrenta grandes desafios diariamente. Jaraguá cresceu, as demandas aumentaram, mas vejo uma equipe motivada e bem conduzida. Tenho convicção de que os resultados em 2026 serão ainda melhores.”