Schützenfest 2025: Confira o traje típico do Fritz e da Frida

Quem for vestido com traje típico alemão pagará meia-entrada na maior Festa de Atiradores do Brasil, que acontece de 6 a 16 de novembro, mas é importante observar alguns detalhes
A Comissão Central Organizadora (CCO) da 35ª Schützenfest, busca preservar a autenticidade da festa e valorizar a cultura germânica. E usar traje típico alemão, além ser uma forma de entrar no clima da festa, também é um requisito para ter direito a meia-entrada. Mas, é preciso seguir algumas regras.
Traje da Frida
Vestido ou saia: precisam ser típicos germânicos, podendo ter renda ou bordados, de comprimento longo ou até quatro dedos acima do joelho.
Blusa: não pode deixar o ventre à mostra; mangas podem ser curtas ou longas. Avental é opcional, mas deve harmonizar com o traje.
Sapatos: fechados, como sapatilha, sapato ou botina, em cores discretas. Tamanco de madeira também é aceito.
Acessórios: tiaras, meião, guirlandas floridas, chapéus e bolsas pequenas são opcionais.
O que não vale: tênis, sneaker, calçado aberto, bota de cano longo, jeans, mochilas, bolsas grandes, trajes muito curtos ou sem mangas, além de brilhos excessivos como lantejoulas e paetês.
Traje do Fritz
Camisa: pode ser de manga curta ou longa, em qualquer cor, desde que combine com o restante do traje.
Bermuda ou calça: precisam ser sociais ou do tipo lederhose (originalmente de couro, mas permitidas em outros tecidos), sempre até o joelho ou um pouco acima.
Meias: obrigatórias, de preferência até o joelho; polainas alemãs também são aceitas.
Sapatos: devem ser fechados, em tons neutros como preto, marrom, cinza ou caramelo. Tamancos de madeira típicos também são permitidos. Botina combinando com o traje também vale.
Acessórios: chapéu, suspensório e colete são opcionais, mas precisam ser típicos.
O que não vale: chinelo, sandália, tênis esportivo, calça ou bermuda jeans, regata, camiseta polo ou acessórios que descaracterizem a tradição.
Tomando cuidado com estes itens, é só curtir a festa!