Acesso a Informação
|Protocolo
|Ouvidoria
|Versão Antiga
Prefeitura Logo
    Acessar
    Serviços
    Notícias
    Ouvidoria
Prefeitura Logo

Acessibilidade

Prefeitura de Jaraguá do Sul Logo

Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
  1. Página Inicial

  2. Noticias
  3. Projetos extraclasse se refletem no aprendizado em sala de aula
Educação

Projetos Extraclasse se refletem no aprendizado em sala de aula

27 de agosto de 2025
00:00
Projetos Extraclasse se refletem no aprendizado em sala de aula
Compartilhar:

Objetivo é o desenvolvimento integral dos alunos, com uma formação mais completa por meio do aprimoramento de habilidades. Hoje, 45% dos estudantes da rede municipal participam de algum projeto extraclasse

Por iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul (Semed) no começo do ano letivo de 2025, iniciaram os Projetos Extraclasse da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul, o que deu oportunidade para os alunos da rede de ensino participarem de diversos projetos. Realizados no contraturno escolar, esses projetos são divulgados a todos os professores da rede e ministrados por docentes que já atuam no município, ampliando sua jornada de trabalho. “O principal objetivo é promover o desenvolvimento integral dos alunos, oferecendo uma formação mais completa por meio do aprimoramento de habilidades úteis tanto para o ambiente escolar quanto para a vida pessoal e profissional.

Além disso, busca-se incentivar a prática de ensino e aprendizagem por meio de diferentes formas de expressão: artísticas, culturais, esportivas, linguísticas e científicas, explicou a secretária de Educação do Município, Iraci Müller. Hoje 45% dos estudantes que integram a rede local de ensino participam de algum projeto extraclasse.

Conforme o Edital 001/2025, foram aprovados 25 projetos que contemplam as áreas esportiva, linguística, artística, cultural e científica, atendendo cerca de 620 alunos de 15 escolas da rede municipal. Já no fim de junho, a Secretaria Municipal de Educação lançou o Edital 0007/2025, com o objetivo de ampliar a oferta de projetos nas escolas da rede municipal. “A iniciativa foi recebida com entusiasmo, resultando na inscrição de mais 21 projetos. Com essa ampliação, cerca de 400 novos alunos passam a ter a oportunidade de participar das atividades, fortalecendo o desenvolvimento integral e enriquecendo a formação escolar. As ações desses novos projetos tiveram início no começo de agosto, levando ainda mais conhecimento, cultura e oportunidades para nossos estudantes”, ressaltou Iraci.

Além dos projetos extracurriculares realizados por meio de edital, também contamos com iniciativas desenvolvidas diretamente nas unidades escolares, promovidas pela Secretaria da Educação. Entre elas estão o Projeto Boi de Mamão, o Clube de Ciências, Libras e os Polos do Projeto POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo de Matemática). Juntos, esses projetos envolvem cerca de 980 estudantes, ampliando oportunidades de aprendizado, cultura e integração.

Iniciação musical e bandas – A secretária de Educação também argumenta que o sucesso do Programa Bandas Escolares, ao longo dos anos, motivou sua expansão para novas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. “Em 2025, o programa foi implantado em mais duas escolas e ampliado em outra, com o objetivo de oferecer ainda mais oportunidades de formação musical, desenvolvimento social e fortalecimento da cidadania por meio da arte. O projeto atendia 180 alunos e ampliará a oferta para mais 130 alunos. Para viabilizar essa expansão, realizamos um investimento significativo, no valor de R$ 162.483,94, destinado à aquisição de novos instrumentos musicais, incluindo flautas, saxofones, trompetes, trombones e instrumentos de percussão, além da contratação de profissionais especializados.” Entre as unidades que integram este programa destacam-se:

EMEB Machado de Assis – Nesta unidade, será formada uma banda marcial completa, com instrumentos de sopro (metais e madeiras) e percussão. As aulas de instrumento e prática coletiva serão ofertadas para alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo um percurso formativo musical mais amplo e contínuo.

EMEB Rodolpho Dornbusch –a  escola faz parte dessa iniciativa desde 2022, com aulas de percussão e a formação de uma fanfarra escolar. Em 2025, a escola passará por um importante processo de fortalecimento e reestruturação musical, com a aquisição de instrumentos de sopro agudos e graves, permitindo a transição da fanfarra para uma banda marcial completa. Além da ampliação do acervo instrumental, novos professores foram contratados para atender à demanda dos instrumentos de sopro, garantindo a qualidade da formação musical oferecida.

EMEB Albano Kanzler – nesta unidade, o programa inicia com a formação de um grupo musical escolar, com foco na organização e desenvolvimento de uma futura banda marcial. As aulas serão estruturadas de forma progressiva, com introdução ao estudo de instrumentos de percussão, oportunizando que os alunos vivenciem a prática musical coletiva desde os primeiros estágios da formação. Esta iniciativa marca o início de um importante processo de construção da cultura musical na escola.

“A ampliação do Programa Bandas, com a implementação da Iniciação Musical nas escolas municipais de Jaraguá do Sul, está proporcionando aos estudantes experiências musicais ricas e diversificadas, que estimulam a criatividade, a sensibilidade artística e a expressão individual e coletiva”, explicou Iraci Müller.

A secretária acrescenta que o aprendizado musical é reconhecido por potencializar habilidades como concentração, memória, raciocínio lógico e disciplina, além de desenvolver a coordenação motora e a percepção auditiva. “Mais do que isso, a prática musical fortalece a autoestima, incentiva o trabalho em equipe e promove o respeito às diferenças — valores fundamentais para a convivência harmoniosa no ambiente escolar”, concluiu.

A Iniciação Musical já ocorria na EMEB Marcos Emílio Verbinnen com 20 alunos e, neste segundo semestre, o projeto chegará a mais três unidades escolares: EMEB Vitor Meireles, Helmuth Guilherme Duwe e Max Schubert, ofertando mais 60 vagas para novos talentos musicais.

Parceria com a Secel – A Rede de Ensino de Jaraguá do Sul também disponibiliza, desde março, projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que somam, até o momento, 25 escolas atendidas e estão divididos entre esportivos e culturais.

Os esportivos atendem oito escolas oferecendo atividades de basquete, duas escolas com handebol e seis escolas atividades de voleibol, num total aproximado 700 alunos atendidos.

Já os projetos culturais envolvem perto de 600 alunos de 22 escolas nas modalidades de Teatro, Dança Criativa e Dança Urbana, Artes Visuais e Breaking. 

Robótica – A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul em parceria com o Sesi/Senai disponibiliza atividades gratuitas aos alunos, no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira ofertando o Curso de Robótica.

São atendidas 28 escolas, com o total de 800 vagas. “É destinado aos alunos do 5º ano ao 8º ano. Os alunos recebem o transporte de forma gratuita e recebem lanche durante a execução do projeto, conforme cardápio nutricional”,

Na Robótica, os alunos são instigados a projetar e construir um robô, utilizando kits de Robótica Lego EV3 e programá-lo para realizar tarefas de maneira autônoma por meio de uma linguagem intuitiva e acessível. Tem como o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, do protagonismo e da cooperação por meio da criação e programação de robôs para resolução de problemas.

Curso de Programação – A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul também oferta o Curso de Programação. O Curso ocorre nas dependências da Supergeeks nas quais são atendidos alunos de 28 Unidades Escolares, com o total de 800 vagas. Este curso é destinado aos alunos do 5º ano ao 8º ano, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, protagonismo e da cooperação por meio da programação em diversas linguagens. Através de aulas práticas, os alunos desenvolvem conceitos e habilidades básicas de programação que vão desde a introdução de conceitos de (lógica computacional, constantes, variáveis, repetições, entre outros) até sua aplicação em diferentes linguagens. Neste primeiro módulo, os alunos utilizarão a linguagem Scratch em projetos que envolvem jogos e animações.

 

Últimas Notícias

Campeonato Varzeano fecha fase de grupos neste sábado

29 de ago. de 2025

Conselho Municipal de Saneamento realizou reunião nesta sexta-feira

29 de ago. de 2025

AJAB/Secel vence e segue invicto no Estadual de Basquete Adulto Masculino

29 de ago. de 2025

Número de multas no estacionamento rotativo reduz 98%

29 de ago. de 2025

Seis Unidades de Saúde mudaram número de telefone

29 de ago. de 2025

Categorias

Administração
Agricultura
Campanha
Capacitação
Combustíveis
Comunicado
Concurso
Conselhos
Cultura
Defesa Civil
Dengue
Desenvolvimento Econômico
Economia
Educação
Esportes
Eventos
Fazenda
Gabinete
Geral
Habitação
Inauguração
Infraestrutura
Institucional
Issem
Jourdan
Lazer
Meio Ambiente
Obras
Parceria
Patrimônio
Planejamento
Plano Diretor
Política
Procon
Reconstrução
Samae
Saneamento
Saúde
Schutzenfest
Segurança
Social
Trânsito
Transparência
Tributos
Turismo
Urbanismo