Programa Vereador Mirim realiza formação na Biblioteca Municipal

Iniciativa fortalece a cidadania e integra jovens ao Poder Legislativo por meio de atividades formativas na biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa recebe, desde quarta-feira (18), a Formação do Programa Vereador Mirim, fortalecendo a integração entre o Poder Legislativo e um dos mais importantes espaços literários e históricos do município.
O Programa Vereador Mirim teve início em 7 de outubro de 2005, à época com o nome de Câmara Mirim. Desde então, mais de 230 adolescentes — entre vereadores mirins e suplentes — já participaram da iniciativa, representando 33 escolas do município.
Instituído pela Lei Municipal nº 4.660/2007 e reformulado pela Lei Municipal nº 6.251/2011, o programa passou a contar com 11 vereadores mirins e 11 suplentes, alunos do 6º ao 8º ano, indicados por escolas das redes pública e privada, com mandato de um ano.
Desde 2017, a coordenação efetiva do programa está sob responsabilidade do professor Joel Luís Corrêa, que, junto à sua equipe, conduz encontros semanais voltados ao estudo da política, à realização de sessões ordinárias e ao debate de projetos e demandas da comunidade.
Durante a formação, os estudantes compreendem o funcionamento dos três poderes — Legislativo, Executivo e Judiciário — e aprofundam o entendimento sobre o papel do Legislativo municipal na sociedade.
Nos encontros, os jovens também foram convidados pela supervisora da biblioteca, Meury Geize da Silva, a se apropriarem do espaço, reconhecendo-o como lugar de pertencimento e participação.
Além disso, foram incentivados a ter voz ativa, analisando e propondo atividades, sugerindo leituras, pensando em melhorias e contribuindo com ideias que fortaleçam a biblioteca como um espaço vivo e conectado aos jovens e às comunidades que representam.
A iniciativa reforça os objetivos do programa: ampliar a consciência política, fortalecer a democracia, incentivar a formação cidadã e promover a integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino de Jaraguá do Sul. “Com essa formação, a Biblioteca cumpre seu papel como espaço de acesso à informação, à memória e ao conhecimento, auxiliando no desenvolvimento da cidadania no município”, destaca Meury.