Palestra sobre altas habilidades/superdotação reúne servidores da Educação

O objetivo da formação é que os profissionais da rede aprimorem seus conhecimentos a respeito dos indicadores de AH/SD
A formação continuada dos profissionais da educação é um processo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, pois permite a atualização de conhecimentos e o aprimoramento de práticas pedagógicas, além de contribuir para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para um ambiente de ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos.
Durante a IV Reunião Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, no dia 04 de agosto, aconteceu a palestra “Processos inclusivos acerca do público com altas habilidades ou superdotação”. O encontro, voltado a todos os servidores das unidades escolares, foi comandado pela professora Vanessa Freitas Nascimento, especialista em Altas Habilidades/Superdotação, em Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Ela abordou aspectos relativos aos conceitos e práticas pedagógicas acerca do tema.
O curso em Altas Habilidades ou Superdotação também será ofertado aos pedagogos do Atendimento Educacional Especializado, à Assessoria Multidisciplinar da Educação Especial e aos assessores pedagógicos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Serão cinco encontros, destes, quatro virtuais e um encontro presencial, em setembro.
O objetivo da formação é que os profissionais da rede aprimorem seus conhecimentos a respeito dos indicadores de AH/SD e conduzam um atendimento educacional cada vez mais adequado, seja em sala de aula por meio do enriquecimento curricular, ou em contraturno na sala do Atendimento Educacional Especializado, onde o aluno poderá desenvolver suas habilidades.
Outra questão a se pontuar, na qualificação da equipe de assessoria multidisciplinar, é facilitar a identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação no contexto escolar. Esta identificação se faz necessária tendo em vista os equívocos acerca deste público alvo da educação especial.