Município busca qualificar atendimento a idosos com demência

Servidores da Saúde e do Centro de Convivência receberam treinamento sobre implantação do Projeto Renade 2, voltado ao cuidado de idosos diagnosticados com demência
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt participaram nessa segunda-feira (25), de uma capacitação sobre o Projeto Renade 2, (Relatório Nacional sobre a Demência no SUS: prevenir, reconhecer e cuidar), voltado ao cuidado de idosos diagnosticados com demência. Iniciativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/Proadi-SUS, o objetivo é qualificar o atendimento a idosos com a doença, por meio da Terapia de Estimulação Cognitiva no SUS.
O projeto tem como foco a implementação da Terapia de Estimulação Cognitiva (CST) no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de atendimentos em grupo. A CST é uma abordagem não farmacológica reconhecida internacionalmente por melhorar a qualidade de vida e as funções cognitivas de pacientes com demência. Durante o treinamento, os profissionais receberam capacitação técnica para conduzir os grupos de atendimento. Inicialmente o projeto será desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do Jaraguá 99 e no Caps II, pelas equipes multiprofissionais (eMultis), da Atenção Primária à Saúde.
A iniciativa também incluiu a busca ativa de usuários diagnosticados com demência, com o objetivo de promover um acompanhamento mais próximo e efetivo. Nesta primeira etapa, 22 paciente foram selecionados e organizados em dois grupos, que terão atendimento regular nesses dois equipamentos. Em cada local, os profissionais aplicarão as 14 sessões da intervenção, baseadas na CST. Após a conclusão dessa primeira fase, novos grupos serão formados para garantir a continuidade do projeto.
Esse trabalho está alinhado à Política Nacional do Idoso e à Lei nº 9.887/2025, que reforçam a garantia de atenção integral e qualificada à pessoa idosa no Brasil. Além disso, fortalece o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências e aos Seus Familiares de Jaraguá do Sul, ampliando a rede de cuidado e promovendo o desenvolvimento de ações integradas e intersetoriais entre os serviços de Saúde e Assistência Social.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, o Projeto RENADE2 representa um avanço importante para a Rede SUS, ao trazer uma abordagem científica e humanizada no cuidado das pessoas com demência, além de ampliar o acesso a terapias que melhoram a qualidade de vida dos idosos.