Município supera média no acompanhamento das condicionalidades de saúde do Bolsa Família

Para a primeira vigência de 2026, Jaraguá do Sul conta com 4.583 beneficiários a serem assistidos até o dia 30 de maio deste ano
De acordo com dados do Ministério da Saúde, na segunda vigência de 2025 Jaraguá do Sul alcançou 94,24% de acompanhamento. Dos 5.905 beneficiários do Programa Bolsa Família no Município, 5.565 foram devidamente acompanhados pelas equipes de saúde. O índice evidencia a efetividade das estratégias adotadas, o engajamento dos profissionais e a organização dos serviços para assegurar o cumprimento das condicionalidades estabelecidas pelo programa.
As condicionalidades são compromissos que as famílias assumem nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. O cumprimento das condicionalidades é condição para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro.
Para a primeira vigência de 2026, Jaraguá do Sul conta com 4.583 beneficiários a serem acompanhados até o dia 30 de maio de 2026. O acompanhamento na área da saúde é obrigatório e fundamental para a manutenção do benefício, especialmente para gestantes, crianças e mulheres em idade fértil, garantindo vacinação em dia, monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil, realização do pré-natal e acesso a demais cuidados essenciais.
Mais do que atender às exigências legais, os profissionais do Programas desenvolvem continuamente estratégias que ampliam o acesso e fortalecem o vínculo das famílias com suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As equipes da Atenção Primária realizam ações educativas, orientações em saúde, visitas domiciliares, busca ativa e acompanhamento contínuo, assegurando que os beneficiários não apenas mantenham o benefício, mas tenham acesso qualificado e humanizado aos serviços públicos de saúde.
O reconhecimento desse trabalho veio com a seleção do município para apresentação na 8ª Mostra SUS, que acontece no mês de março. Na ocasião, os profissionais apresentarão a experiência exitosa intitulada “Programa Bolsa Família na Saúde: Estratégias para a Garantia do Acesso à Atenção Primária à Saúde”, destacando as práticas implementadas, os resultados alcançados e os impactos positivos na vida das famílias acompanhadas.
“A participação na Mostra SUS reforça o protagonismo de Jaraguá do Sul na implementação de políticas públicas integradas e evidencia que o compromisso com a saúde e com a inclusão social gera resultados concretos e transformadores para a população”, destacou o secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rogério Luiz da Silva.