Jaraguá do Sul integra projeto nacional sobre Saúde Mental

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial regional, participam do Projeto Nós na Rede, que visa aprimorar o cuidado em saúde mental por meio de formação híbrida e permanente
Profissionais da Saúde Mental e equipes eMultis de Jaraguá do Sul e de municípios da Região do Vale do Itapocu (Amvali), estão participando do Projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília). O objetivo é fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da educação permanente dos profissionais da área. Ao todo, estão previstos cinco encontros presenciais, além de atividades remotas e práticas. O curso de atualização, com carga horária de 120 horas e formato híbrido, busca aprimorar a atuação dos participantes no cuidado às pessoas em sofrimento mental.
A formação é organizada em dois eixos principais:
– Acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei;
– Atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Para o secretário municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, o projeto representa um avanço significativo na qualificação das equipes da RAPS. “Estamos fortalecendo o acolhimento desde a Atenção Primária em Saúde até os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ampliando a capacidade de cuidado e intervenção junto às pessoas em sofrimento mental, além de promover o trabalho integrado entre os municípios da região”, destaca.