Jaraguá do Sul conquista integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Ao fazer parte do Sisbi – POA, o Município abre as portas para novos mercados
O Agronegócio de Jaraguá do Sul vive um novo momento. Na última semana, em cerimônia na cidade de Rio dos Cedros (foto 1), o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) – do qual Jaraguá do Sul faz parte – recebeu o Certificado de integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) das mãos do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Estavam presentes na cerimônia de certificação 33 consórcios de todo o Brasil. Apenas dois consórcios de Santa Catarina conquistaram a marca. “Com essa integração, abrimos portas para novos mercados, fortalecendo pequenas, médias e grandes agroindústrias, gerando mais empregos, mais competitividade e mais desenvolvimento regional”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti.
SISBI-POA é um sistema do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Integrando este sistema os serviços de inspeção devem atender requisitos para serem reconhecidos como equivalentes ao serviço Federal, permitindo a comercialização dos produtos em todo o país através do Selo Sisbi.
Essa conquista aconteceu no âmbito da 3ª edição do Projeto Consórcios e Sistemas de Inspeção Municipal (ConSIM), que tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, desenvolvendo os Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM) dos consorciados e preparando-os para a integração ao Sisbi-POA. Essa integração garante a ampliação do comércio de produtos de origem animal para todo o território nacional.
“E, claro, com um compromisso inegociável: garantir alimentos seguros, de qualidade e em conformidade com a legislação federal, promovendo a saúde da população e reforçando a defesa do consumidor”, completa Moretti.