Hortas comunitárias do Programa Germinar recebem novas mudas

As mudas de hortaliças utilizadas nestes espaços são produzidas no Galpão da Prefeitura em frente ao Presídio Regional de Jaraguá do Sul
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul já iniciou o fornecimento de mudas para as 59 hortas comunitárias do Programa Germinar mantidas em 24 bairros do Município. O repasse é feito por solicitação dos coordenadores destas hortas. “Eles entram em contato conosco depois de conversar com os membros de suas hortas para identificar quais são as necessidades, o que cada pessoa quer. Feito este levantamento, o coordenador entra com o pedido junto à secretaria”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural, Alceu Moretti.
As mudas de hortaliças utilizadas nestes espaços são produzidas no Galpão da Prefeitura, em frente ao Presídio Regional de Jaraguá do Sul, no bairro Jaraguá 99. Normalmente, dali saem variedades como alface, de quatro tipos, rúcula, rabanete beterraba, quiabo, entre outras. Essa produção conta com auxílio de alguns apenados.
De acordo com o coordenador do Programa Germinar, Wilmar Roweder, a entrega das bandejas encomendadas é feita às sextas-feiras, na própria Secretaria, aos próprios coordenadores. Já para Alceu Moretti, o programa atende a três objetivos: o primeiro, aproveitamento de terrenos baldios ou áreas sem uso no Município. “Em segundo lugar, está a socialização que a horta comunitária propicia entre as famílias envolvidas durante o cultivo. Muitas delas utilizam este espaço até como uma forma de terapia, de combater o estresse. Por conta disso, após o trabalho se dedicam a estas hortas Por fim, essa atividade gera uma alimentação saudável, sem uso de defensivos agrícolas”, resumiu.
Ano passado a Secretaria de Desenvolvimento Rural repassou às hortas comunitárias do Município aproximadamente 355 mil mudas. De acordo com Roweder a média semanal varia entre 2 mil a 5 mil unidades.