Fujama apura relatos de alteração na água do Ribeirão Manso

Entidade atua de forma permanente na proteção ambiental
No final de 2025, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) recebeu diversos relatos sobre possíveis ocorrências de poluição hídrica em cursos d’água na região do Ribeirão Manso, que tradicionalmente apresenta elevada transparência e baixa presença de sedimentos.
Diante da situação, a equipe técnica e de fiscalização da entidade efetuou diversas vistorias na região para apurar as informações e verificar a possível origem das alterações observadas. Durante as fiscalizações, porém, não foram identificadas alterações nas águas, mas a equipe localizou os possíveis responsáveis pelas ocorrências relatadas.
Os levantamentos preliminares apontaram que as possíveis fontes do evento se encontram fora do território do município de Jaraguá do Sul. No entanto, devido à dinâmica natural dos cursos d’água e à proximidade das áreas, os impactos acabam atingindo o território jaraguaense.
Considerando que a responsabilidade pelo licenciamento e fiscalização dessas áreas é do órgão ambiental estadual – Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) –, a Fujama formalizou a comunicação ao órgão competente, solicitando providências para averiguação da situação e adoção das medidas necessárias para evitar novas ocorrências.
A Fundação reforça que mantém atuação contínua, técnica e preventiva na fiscalização ambiental, acompanhando situações que possam comprometer os recursos naturais do município. Vale destacar que a população tem papel fundamental neste trabalho, denunciando por meio do aplicativo Jaraguá na Mão ou diretamente na Fujama, situações que envolvam possíveis crimes ambientais.
A preservação da qualidade da água é fundamental para o equilíbrio ambiental e para o bem-estar da comunidade, e a FUJAMA segue comprometida com a defesa dos recursos naturais de Jaraguá do Sul.