Farmácia Básica Central registra mais de 14 mil atendimentos em 2026

A demanda pelos serviços farmacêuticos é considerada elevada e evidencia a importância do acesso contínuo e gratuito aos medicamentos essenciais
A Farmácia Básica Central de Jaraguá do Sul tem registrado alta procura por atendimento desde janeiro deste ano, reforçando seu papel essencial no cuidado com a saúde da população. Desde o início do ano, a unidade já fez 14.753 atendimentos. Contando com as demais Farmácias Básicas, o número chega a 23.883 atendimentos. “A demanda pelos serviços farmacêuticos é considerada elevada e evidencia a importância do acesso contínuo e gratuito aos medicamentos essenciais”, pontua o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.
O aumento na procura está diretamente relacionado ao fortalecimento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante do custo elevado dos medicamentos na rede privada e da ampliação do acesso à Atenção Primária, cada vez mais cidadãos buscam o SUS para garantir a continuidade de seus tratamentos, demonstrando a confiança da população na Rede Municipal de Saúde.
Além da dispensação gratuita de medicamentos, as equipes das Farmácias Básicas desempenham um papel fundamental na orientação aos usuários, promovendo o uso correto dos medicamentos, contribuindo para a efetividade dos tratamentos e fortalecendo o cuidado integral em saúde.
Embora ocorram faltas pontuais de alguns medicamentos — geralmente ocasionadas por atrasos de fornecedores e, em alguns casos, dos próprios laboratórios fabricantes — a Farmácia Básica mantém um elenco com mais de 200 tipos de medicamentos disponíveis, evidenciando o esforço contínuo da gestão municipal e das equipes para assegurar o acesso aos medicamentos essenciais e a qualidade do atendimento prestado à população.
Confira aqui mais informações sobre as Farmácias Básicas de Jaraguá do Sul